Programa Raízes da Caatinga

Pactos Produzir Proteger e Incluir | Projetos de Campo | Centros de Atendimento do Produtor

Visão geral

A Caatinga é um bioma 100% brasileiro considerado uma reserva da biosfera, ou seja, uma área designada para combinar conservação ambiental, desenvolvimento humano e práticas produtivas sustentáveis. É também um dos biomas mais degradados do país, com mais da metade da área suscetível à desertificação, comprometendo o cultivo de alimentos. A Caatinga abriga uma população de mais de 25 milhões de pessoas, com forte presença da agricultura familiar e mais da metade das propriedades agrícolas da região são pequenas, com cinco hectares ou menos. (fonte IBGE 2017)

Esse contexto torna a região prioritária para o desenvolvimento de ações que apoiem uma produção econômica mais sustentável, que protejam e restaurem a vegetação nativa e promovam a inclusão social.

Para tornar essa realidade possível, a Fundação Laudes e a IDH estabeleceram uma parceria para viabilizar, entre outras soluções, a implementação do Programa Raízes da Caatinga, baseado no estabelecimento de compromissos construídos com diferentes atores. A iniciativa integra, internacionalmente, o Programa Colaborativo de Paisagem com Produção Regenerativa (RPLC).

O Programa está presente em três regiões da Caatinga, no Serão do Pajeú, em Pernambuco, no Sertão do Cariri, na Paraíba, e no Sertão do Apodi, no Rio Grande do Norte. Nessas regiões, mais de 50 atores públicos, privados e da sociedade civil participam de Pactos com metas para produção, proteção e inclusão. A estratégia focada nesses três eixos ajuda os diversos parceiros envolvidos – gestores públicos, associações comunitárias, empresas, cooperativas, bancos, produtores - a priorizar diferentes contribuições para o desenvolvimento rural, identificando gargalos e oportunidades.

Além disso, nos municípios de Apodi (RN), Monteiro (PB) e Afogados da Ingazeira (PE) foram inaugurados Centros de Atendimento ao Produtor. Nesse locais, um técnico esclarece dúvidas sobre regularização fundiária, georreferenciamento, Cadastro Ambiental Rural (CAR), licenças ambientais, acesso a políticas públicas e projetos.

Trabalhando junto com a IDH no Programa Raizes da Caatinga estão a Diaconia, com um projeto para impulsionar a produção de algodão agroecológico, e o World Resources Institute (WRI Brasil), aplicando metodologias para a conservação e restauração dos territórios.

Histórico

A IDH iniciou sua jornada na Caatinga em 2022, através do Programa Raízes da Caatinga. O Programa é composto por diversas iniciativas que buscam apoiar o desenvolvimento rural sustentável no longo prazo, de forma participativa e inclusiva.

Em dezembro de 2023, mais de 50 parceiros nos 3 territórios de atuação estableceram os Pactos Produzir, Preservar e Incluir (PPI), com metas de desenvolvimento considerando as principais atividades econômicas, sociais e ambientais dessas regiões.

Em maio de 2024, a IDH em parceria com prefeituras e sindicatos instalou os Centros de Atendimento ao Produtor (CAP), cuja missão é facilitar a vida no campo, ofertanto, em um único lugar e de forma gratuita, atendimento técnico especializado.

Os projetos para a restauração da Caatinga, em parceira com o WRI, e para a produção agroecológica de algodão, em parceira com a Diaconia estão sendo desenvolvidos desde 2022.

Para apoiar todo esse processo também foram elaborados Diagnósticos das Cadeias Produtivas e Agroindústrias Locais. Através de um amplo levantamento de dados primários e secundários é possível compreender a diversidade e a potencialidade da produção e beneficiamento das principais cadeias produtivas presentes nos três territórios.

Para ter acesso aos dados é só clicar nos links abaixo

Pajeú

Cariri

Apodi

Galeria

Fotos

Notícias e Eventos

Fale conosco

Entre em contato e nos conheça melhor!

Ir para contato
Utilizamos cookies para possibilitar e aprimorar sua experiência em nosso site, de acordo com nossas políticas de privacidade e cookies.
Assine nossa Newsletter