Imagine encontrar em um único espaço diversas informações, orientações e serviços de forma gratuita? Esse sonho tornou-se realidade para agricultores que vivem no sertão da Caatinga com a inauguração de Centros de Atendimento ao Produtor (CAP) cuja missão é tornar a vida no campo mais fácil.
Os Centros de Atendimento ao Produtor (CAP) foram inaugurados neste mês nos municípios de Apodi-RN, Monteiro-PB e Afogados da Ingazeira-PE. No CAP os agricultores são atendidos por profissionais preparados para esclarecer dúvidas sobre regularização fundiária, georreferenciamento, Cadastro Ambiental Rural (CAR), licenças ambientais, acesso a políticas públicas e projetos.
O CAP marca mais um avanço entregue pelo Programa Raízes da Caatinga, liderado pela IDH em parceria com a Fundação Laudes. O Programa já possibilitou a formalização de Pactos Produzir, Proteger e Incluir (PPI), envolvendo diversos atores dos sertões do Apodi, do Cariri e do Pajeú, com metas para o desenvolvimento rural sustentável.
“O CAP é um local onde os agricultores e agricultoras encontrarão soluções e oportunidades para aprimorar suas atividades no campo”, enfatizou Grazielle, gerente do Programa.
O gerente de implementação de políticas públicas da IDH, Alex, Schmidt, reforçou que nessas regiões, os CAPs são uma reposta técnica fundamental para possibilitar o cumprimento das metas de inclusão socioeconômica de comunidades locais, de melhoria nos processos de regularização ambiental e fundiária, previstas dos Pactos PPI. “Além disso, o atendimento prestado pelo técnico local possibilita apoiarmos o desenvolvimento de cadeias produtivas da agricultura familiar”, adicionou.
Além do Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco, a IDH também implementou CAPs nos estados de Mato Grosso, Pará e Maranhão. Em todas as iniciativas, a parceria das prefeituras e sindicatos locais foi crucial para a instalação dos Centros.
Os Pactos PPI e os CAPs também representam oportunidades para empresas investirem na agenda ESG (sigla em inglês para Environmental, Social and Governance), apoiando processos de manutenção e implementação de projetos.
—
O Programa Raízes da Caatinga é composto por diversas iniciativas que buscam apoiar o desenvolvimento rural sustentável no longo prazo, de forma participativa e inclusiva. Para isso, reúne um amplo grupo de parceiros, incluindo governo local, agricultores, sindicatos, cooperativas, sociedade civil, instituições financeiras e empresas locais e internacionais, para desenvolver ações de longo prazo que apoiem ações para produção sustentável, preservação ambiental e inclusão social. O Programa está presente nos sertões do Apodi-RN, Cariri-PB e Pajeú-PE.