Início Notícias e Eventos

Diretores Europeus da IDH visitam Brasil e ficam impressionados com agricultura e pecuária desenvolvidas no país

IDH IDH

Diretores Europeus da IDH visitam Brasil e ficam impressionados com agricultura e pecuária desenvolvidas no país

Data do evento 11/05/2022
E/D: Mauro Carvalho, então secretário da Casa Civil de MT, Lizet Friesen-Leibbrand, diretora global de Finaças da IDH, Mauro Mendes, governador de Mato Grosso, Matthew Spencer, diretor global de Paisagens da IDH, Fernando Sampaio, diretor executivo do Instituto PCI e Marcela Paranhos, especialista global em Finanças de Carbono, da IDH. Foto: Marcus Mesquita/IDH

A Diretora Global de Finanças, Lizet Friesen-Leibbrandt, e o Diretor Global de Paisagens, Matthew Spencer, do time europeu da IDH, estiveram no Brasil no mês de abril para conhecer a realidade da agricultura e pecuária brasileira e compreender como a estratégia territorial vem apoiando o desenvolvimento sustentável. Eles tiveram a oportunidade de discutir temas relevantes para um futuro cada vez mais sustentável dos recursos naturais. Na oportunidade eles conversar com vários atores, parceiros e produtores locais.

A agenda começou com uma reunião com o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, durante a qual foram reforçados os compromissos da parceria que envolve o apoio à Estratégia e ao Instituto PCI, e a agenda de regularização ambiental da Sema-MT.

“Nós precisamos, cada vez mais, levar nossas informações para o mundo; divulgar o que Mato Grosso faz na área de Produção, Conservação e Inclusão para desmistificar conceitos. Além de investimentos, precisamos de comunicação. E a nossa parceria com a IDH apoia nisso também”, reforçou Mauro Mendes.

Em visita ao Centro de Monitoramento da Sema-MT, os diretores da IDH também puderam acompanhar, em tempo real, o trabalho feito pela secretaria no controle e combate do desmatamento ilegal.

Realidade no campo

Matthew e Lizet também viajaram para conhecer municípios nos estados do Mato Grosso e Maranhão nas quais a IDH apoia Pactos Regionais PCI e cofinancia, junto com a iniciativa privada, programas de campo. Em Juruena, a agenda incluiu visitas às propriedades atendidas pelo Programa de Produção Sustentável de Bezerros. Eles também conheceram o Assentamento Vale do Amanhecer, onde a IDH está apoiando o processo de regularização fundiária. Os diretores também visitaram o Centro de Atendimento ao Produtor – CAP, estruturado em parceria com a prefeitura municipal para ofertar, em um único lugar, orientações sobre regularização fundiária e ambiental, e informações sobre oportunidades de participação em programas.

Times da IDH e NATCAP, Sr. Paulo Agostini, produtor do Programa de Bezerros em Juruena-MT, Walter Estella (tradutor).
 

“Tenho muitas histórias da minha recente viagem ao Brasil, mas gostaria de destacar o trabalho da Coopavam, signatária do Pacto PCI Vale do Juruena, porque funciona em muitos níveis: um empreendimento que compartilha valor com seus membros, mulheres trabalhadoras e comunidades indígenas como principais beneficiários”, ressaltou Matthew. Esse trabalho foi reforçado em 2021, com a parceria comercial do Grupo Carrefour Brasil e a Cooperativa, estabelecido no âmbito do Pacto Regional PCI Vale do Juruena. Saiba mais aqui.

Em Sorriso, Matthew e Lizet conheceram a produção de grãos de forma sustentável em larga escala e puderam entender a dinâmica de operação de uma propriedade de produção de grãos e pecuária, de forma integrada. Os diretores europeus também estiveram no assentamento Jonas Pinheiro, compreendendo a realidade de agricultores familiares. O prefeito Ari Lafin, também participou do encontro, no qual foram reafirmados os compromissos em prol do desenvolvimento sustentável do município.

“Já são mais de 180 mil hectares de soja certificada ou em processo de certificação e atendimento de cerca de 200 pequenos agricultores para fomento de cadeias produtivas”, informou o CAT.

E/D: Luciano Alves, engenheiro agrônomo, Guilherme Justo, Lizet and Matthew, da IDH, Walter, durante visita a propriedade produtora de grãos em Sorriso-MT

No Maranhão a comitiva europeia esteve na região de Balsas, na qual 12 municípios integram o Pacto PCI, apoiado pela IDH. Matthew Spencer conheceu o trabalho desenvolvido pelos municípios e entidades signatárias, seus desafios e oportunidades estratégicas.

E/D: Matthew durante visita a propriedade produtora de soja em Balsas-MA

Reunião com diretoria da Acrimat

Em Cuiabá, a ACRIMAT – Associação dos Criadores de Mato Grosso ofereceu um almoço e, na sequência, apresentou um resumo dos resultados na implementação do Programa de Bezerros na região do Vale do Araguaia e, ainda, a estratégia de engajamento dos produtores no Pantanal.

Times da IDH durante encontro com Acrimat: Eloisa Hage (blusa preta), diretora, Amado de Oliveira Filho (camisa listrada), consultor, Josiane Marques (camiseta azul), supervisora do Programa de Produção Sustentável de Bezerros da Acrimat.

Compromissos em Brasília e São Paulo

Em Brasília, Matthew participou do evento de lançamento do Protocolo de Produção Sustentável de Bezerros, realizado na sede da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Saiba mais aqui. E, em São Paulo, ele se reuniu com representantes da Marfrig.

Compartilhe nas redes

Quer manter contato?

assine nossa newsletter
Cadastre-se em nossa newsletter
Assinando você concorda com os nossos Termos de uso e privacidade

Notícias e Eventos

Utilizamos cookies para possibilitar e aprimorar sua experiência em nosso site, de acordo com nossas políticas de privacidade e cookies.
Assine nossa Newsletter