Início Notícias e Eventos

Parceria entre IDH e FAEPA vai impulsionar práticas produtivas sustentáveis no Pará

Pará

Parceria entre IDH e FAEPA vai impulsionar práticas produtivas sustentáveis no Pará

Data do evento 08/02/2023

A IDH e a FAEPA (Federação da Agricultura e Pecuária do Pará) acabam de firmar um protocolo de intenções com o objetivo de desenvolver e implementar uma estratégia de longo prazo de uso sustentável do solo no Estado do Pará. Os esforços conjuntos serão direcionados para promover a sustentabilidade na produção de commodities agrícolas e produtos da biodiversidade do estado, com atração de investimentos públicos e privados além de abertura em mercados consumidores globais.

A parceria busca, inicialmente, apoiar a consolidação da visão estratégica do setor produtivo paraense, conhecida como PRO PARÁ, e priorizar áreas para desenvolvimento de modelos de assistência técnica que possam ser escalados em todo o estado no decorrer dos anos.

Foto ilustrativa de pecuária: Marcus Mesquita/IDH

A cooperação se estenderá por cinco anos e vai dar suporte ao setor produtivo paraense na agenda de desenvolvimento sustentável junto ao Plano Setorial de Mudança do Uso da Terra e Florestas, denominado Plano Estadual Amazônia Agora (PEAA). Irá também apoiar a criação de soluções para questões de mudanças climáticas que afetam diretamente os produtores.

Para a IDH, a parceria representa um grande passo na inclusão do setor produtivo na robusta agenda de desenvolvimento territorial sustentável já estabelecida no Pará que preconiza o equilíbrio entre a produção, a conservação dos recursos naturais e a inclusão de produtores rurais. “O engajamento do setor produtivo é fundamental para promover mudanças sistêmicas nos modelos de produção, acelerando a transição para sistemas mais sustentáveis, inclusivos e baseados em baixa emissão de carbono”, ressalta Daniela Mariuzzo, diretora executiva da IDH Brasil.

Por meio do acordo, IDH e FAEPA também estabelecem o objetivo de utilizar o Protocolo de Produção Sustentável de Bezerros como principal pilar para a estratégia de sustentabilidade na cadeia da pecuária paraense, apoiando o desafio de ter 1 milhão de bezerros declarados na plataforma até 2025.

A parceria é celebrada pelo presidente da FAEPA, Carlos Fernandes Xavier, que considera uma conquista importante para o setor produtivo, em consonância com a missão da organziação que é representar e defender a classe produtora rural, promovendo ações para a sustentabilidade do agronegócio. “O Sistema FAEPA-SENAR, através de seu corpo técnico da Assistência Técnica e Gerencial, está pronto para iniciar esse projeto vital para os produtores rurais do nosso estado. Teremos a coordenação deste projeto nos 10 núcleos sindicais que compoem o sistema logístico da FAEPA”.

A IDH e a FAEPA vão atuar de forma integrada para disseminar essa agenda estratégica no Brasil e internacionalmente. A expectativa é engajar atores públicos e privados, como produtores, empresas, instituições financeiras e da sociedade civil, para apoiar a atração de investimentos e conexão com os mercados consumidores.

Compartilhe nas redes

Quer manter contato?

assine nossa newsletter
Cadastre-se em nossa newsletter
Assinando você concorda com os nossos Termos de uso e privacidade

Notícias e Eventos

Utilizamos cookies para possibilitar e aprimorar sua experiência em nosso site, de acordo com nossas políticas de privacidade e cookies.
Assine nossa Newsletter