Início Notícias e Eventos

Organizações atuam para promover uma agenda comum de paisagens no estado do Pará

Pará

Organizações atuam para promover uma agenda comum de paisagens no estado do Pará

Data do evento 16/04/2024

Olhar conjuntamente para os desafios e oportunidades que possibilitem a implementação de uma agenda de desenvolvimento sustentável para as cadeias de valor agropecuárias e da sociobioeconomia no Pará. Esse foi o objetivo que reuniu mais de 30 representantes de organizações dos setores público, privado e sociedade civil, no dia 20 de março, em Belém-PA. O evento foi organizado pela IDH e Embaixada do Reino dos Países Baixos no Brasil.

O Pará tem recebido muita atenção desde o anúncio da realização da 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP-30), que acontecerá em novembro de 2025, em Belém. Desde então, diversas organizações têm se mobilizado para promover debates e criar iniciativas em torno desta agenda.

“Este evento é um convite para mais organizações discutirem, não só na COP, mas antes e depois. Para a Embaixada, o Pará é uma prioridade”, disse Paul Van de Logt, Conselheiro Agrícola para o Brasil na Embaixada do Reino dos Países Baixos.

O representante do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, João Lagüéns, responsável pela agenda do CAR (Cadastro Ambiental Rural). Ele falou sobre os desafios da implementação de sistemas de gerenciamento de políticas públicas.

Já o representante do Centro de Bionegócios da Amazônia, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Paulo Salles, evocou a oportunidade de criar soluções inovadoras no uso dos recursos naturais promovendo uma transição econômica.

O evento contou ainda com a participação do responsável pela plataforma GLOBIO, ligada do governo holandês, Rob Alkemade.  A plataforma busca encontrar soluções para reduzir a curva de perda de biodiversidade e ao mesmo tempo melhorar o bem-estar humano e apoiar a economia.

A representante da Fundação Solidaridad, Mariana Pereira, fechou o painel, instigando o debate sobre a necessidade da representatividade da população local na construção de agendas de cooperação e o entendimento de que os resultados acontecem no longo prazo.

Os participantes do evento dialogaram para trazer elementos que ajudem a pensar em como a abordagem territorial (de paisagens) pode dar conta dos desafios expostos. O resultado criou um amplo painel com pontos que poderão ser usados para guiar os próximos passos na construção dessa agenda no estado do Pará. O destaque foi o reconhecimento de que iniciativas multiatores são importantes, mas que valorizar o protagonismo local é fundamental.

Manuela Maluf Santos, diretora executiva interina da IDH Brasil, acrescentou que a organização está trabalhando no Pará para apoiar a implementação de um programa multissetorial de paisagens. “Temos exemplos bem-sucedidos dessa estratégia em vários países.  No Brasil, estamos apoiando essa agenda no estado do Mato Grosso desde 2016 e agora iniciamos um diálogo com as partes interessadas para apoiar o Pará a liderar esse processo também.”

Compartilhe nas redes

Quer manter contato?

assine nossa newsletter
Cadastre-se em nossa newsletter
Assinando você concorda com os nossos Termos de uso e privacidade

Notícias e Eventos

Utilizamos cookies para possibilitar e aprimorar sua experiência em nosso site, de acordo com nossas políticas de privacidade e cookies.
Assine nossa Newsletter