O Fundo &Green (Stichting andgreen.fund) e a empresa FS Bionergia anunciaram, recentemente, uma parceria para o estabelecimento de uma cadeia de fornecimento de milho e biomassa livre de desmatamento no estado de Mato Grosso.
A linha de crédito é de oito anos e fornece US$ 30 milhões para a FS melhorar a rastreabilidade de sua cadeia de fornecimento, mitigar o risco de desmatamento e promover a intensificação da produção e a restauração de florestas.
Através de um plano, a FS se comprometeu a conservar 224 mil hectares de floresta, por meio de seus fornecedores diretos e indiretos; intensificar a produção em 40 mil hectares de áreas com baixa produtividade; e restaurar 5 mil hectares de áreas de floresta degradadas, através do engajamento com fornecedores e parceiros locais.

“Esta transação &Green e FS representa uma oportunidade de influenciar positivamente as cadeias produtivas de soja e milho no Mato Grosso. A FS impactará cerca de 15% das áreas de produção de soja no estado e deve crescer ainda mais. Os compromissos assumidos pela FS no âmbito da linha de crédito irão melhorar a transformação do práticas de uso da terra dos produtores de grãos para desenvolver um plano para práticas de produção sem desmatamento que garantam a proteção efetiva das florestas e a intensificação sustentável da terra”, comentou Rosa Lemos de Sá, membro do Conselho Consultivo do &Green.
“Esta parceria prova que a produção sustentável e a proteção da floresta podem andar de mãos dadas e que os atuais esforços da moderna agricultura brasileira podem ser, progressivamente, aprimorados. Nós realmente valorizamos que o &Green reconheça os esforços da FS e de nossos fornecedores em Mato Grosso e estamos orgulhosos de ver investidores internacionais apoiando empresas agrícolas que levam a sério as preocupações sobre ESG de longo prazo no Brasil”, afirmou Rafael Abud, CEO na FS.
Contribuição para o desenvolvimento territorial sustentável
A parceria está em consonância com a Estratégia Estadual Produzir, Conservar e Incluir, implementada em Mato Grosso com apoio da IDH. As conquistas viabilizadas com a implementação do Plano de Ação contribuirão diretamente para o alcance de metas prioritárias nos eixos da produção e conservação da Estratégia Estadual e do Pacto Regional PCI de Sorriso, do qual a FS é signatária.
“Essa operação concretiza parte dos investimentos necessários para o cumprimento das metas PCI, sinalizando aos setores e mercados a existência de um modelo de investimento com capacidade para gerar a transformação dos sistemas alimentares com impactos ao longo da cadeia e com benefícios compartilhados nos territórios”, comenta Marcela Paranhos, gerente global da IDH em finanças e carbono.
Este é o segundo exemplo desse modelo de investimento em Mato Grosso. Em fevereiro de 2021, a Marfrig anunciou um acordo de financiamento no valor de US$ 30 milhões, com prazo de 10 anos, através do Fundo &Green para investir em uma cadeia de fornecimento de gado livre de desmatamento na Amazônia e no Cerrado. O Plano de Ação, desenvolvido em parceria com a IDH, aporta resultados nas metas de Produção, Conservação e Inclusão da Estratégia Estadual PCI e do Pacto Regional PCI Vale do Juruena, apoiados pela Marfrig.