Início Notícias e Eventos

Membros de Pactos PCI atuam em campanhas de combate a queimadas em Mato Grosso e no Maranhão

IDH

Membros de Pactos PCI atuam em campanhas de combate a queimadas em Mato Grosso e no Maranhão

Data do evento 31/05/2021

O início do período mais seco do ano nas regiões Centro Oeste e Nordeste do Brasil traz junto a preocupação com as queimadas rurais, que se tornam mais comuns em função da baixa unidade do ar e do acúmulo de material passível de combustão. Essa situação coloca em alerta proprietários de fazendas e mobiliza os produtores para ações de combate, pois a ocorrência de incêndios não ameaça apenas a produção no campo. Além de prejuízos materiais, o fogo acarreta problemas ambientais e sociais, já que piora a qualidade do ar para todos.

Foto: CAT Sorriso

Com o objetivo de atuar preventivamente, instituições signatárias de Pactos Produzir, Conservar e Incluir, em Mato Grosso e no Maranhão, aderiram a campanhas de prevenção, conscientização e combate às queimadas.

Em Sorriso, Mato Grosso, o CAT, juntamente com diversas outras instituições locais, integra uma força-tarefa cujas ações, já iniciadas, incluem treinamentos e capacitações em fazendas, campanhas educativas e de comunicação, além de reuniões com instituições da sociedade.

A presidente do CAT Sorriso, Dudy Paiva, conhece de perto o problema. Em 2020, a fazenda da família, que possui certificação RTRS e é considerada vitrine de produção sustentável, foi atingida pelo fogo que destruiu 90% da propriedade. “Infelizmente não foi uma situação isolada. Outros produtores também foram vítimas do fogo descontrolado nesse período de seca. Por isso, a conscientização de todos é fundamental para combatermos os incêndios florestais, pois os problemas são inúmeros tanto do ponto de vista financeiro e ambiental, como também de saúde”, alerta a produtora rural.

Um dos pontos fortes da campanha é o treinamento de equipes nas fazendas, como o realizado na Fazenda Centro da Mata. (Confira mais detalhes sobre a campanha aqui)

No mesmo sentido, a Fapcen, implementadora do Pacto PCI em 12 municípios na região de Balsas, participa da campanha “Maranhão Sem Queimadas 2021”, promovida pelo Governo do Estado, com apoio de diversas outras instituições. A campanha também tem o objetivo de atuar na capacitação para prevenção e combate a queimadas, incluindo uma “Sala de Situação sobre incêndios florestais.

A superintendente da Fapcen, Gisela Introvini, ressaltou que uma das metas do Pacto da Região de Balsas é apoiar ações que reduzam, em até 50%, as queimadas até 2025. “Firmando ainda mais a parceria existente entre a Fapcen com o 4° Batalhão de Corpo Bombeiros de Balsas, foram doados equipamentos de combate ao fogo, como também ações de conscientização através da continuidade de treinamentos e palestras nos diferentes eventos que a instituição promove, com isso, possibilitando que a meta proposta no Pacto Regional de Balsas seja alcançada com total êxito”, explicou.

“As regiões de Sorriso e de Balsas são importante polos de produção agrícola no país, o que torna fundamental ações de prevenção e é importante ressaltar que o produtor rural é o maior interessado em evitar que o problema aconteça. Nós parabenizamos as organizações, governos e produtores envolvidos e continuamos nosso apoio para promover o desenvolvimento sustentável desses territórios”, afirma Daniela Mariuzzo, diretora executiva da IDH Brasil.

Compartilhe nas redes

Quer manter contato?

assine nossa newsletter
Cadastre-se em nossa newsletter
Assinando você concorda com os nossos Termos de uso e privacidade

Notícias e Eventos

Utilizamos cookies para possibilitar e aprimorar sua experiência em nosso site, de acordo com nossas políticas de privacidade e cookies.
Assine nossa Newsletter