Compartilhar aprendizados aprimorando a estratégia de atuação nos territórios tem sido uma prática constante entre as equipes da IDH na América Latina. Uma dessas oportunidades foi a visita de especialistas da equipe do Brasil à Colômbia no final de fevereiro.
Durante uma semana, eles visitaram projetos de campo e avaliaram oportunidades de colaboração para o fortalecimento e ampliação da estratégia de desenvolvimento territorial sustentável no país.
No estado de Huila, onde um pacto PPI (Produzir, Preservar e Incluir) foi firmado em 02 de setembro de 2021 o time Latam visitou projetos de cofinancimento com o setor privado nas culturas de cacau e café, e pode conhecer mais a realidade dos pequenos produtores no território.
Na região, alinhada com as metas do Pacto PPI, a IDH também está desenvolvendo um programa que visa melhor renda digna para os produtores de café, identificando os principais desafios e propondo caminhos para transpô-los envolvendo o diálogo com o setor privado. “Esse é outro exemplo de atuação complementar da IDH, pois o projeto de renda digna é liderado pelo time de café em colaboração direta com a equipe de paisagens sustentáveis da Colômbia”, reforça Daniela Mariuzzo, diretora executiva da IDH Brasil e do Programa de Paisagens Sustentáveis na América Latina.
O supervisor do Programa da IDH na Colômbia, Francisco León, reconhece que existem vários desafios pela frente, mas ressalta o quanto é satisfatório ver que a abordagem IDH está no caminho certo para vencê-los. “Nosso coração se enche de alegria ao ver como a IDH está chegando aos produtores, famílias e territórios”, afirma.
Para a equipe do Brasil, a experiência foi enriquecedora e pontos de sinergia entre as atuações nos dois países foram identificados. Uma das propostas é a implementação de Centros de Atendimento ao Produtor (CAP), nos moldes que já existem no Brasil. Em Mato Grosso, o CAP atende produtores nos municípios de Cotriguaçu, Juruena, Sorriso e Barra do Garças, com informações sobre regularização ambiental e fundiária e oportunidades de participação em projetos. Também já está em planejamento a instalação de um CAP na região do Pacto de Balsas, no Maranhão.
A integração de ações entre os países é uma agenda contínua da IDH e novos intercâmbios ocorrerão para avanços na abordagem territorial sustentável e atração de investimentos.