Início Notícias e Eventos

Fundo Farmfit visita Colômbia para prospectar novos investimentos na América Latina

Colômbia Colômbia

Fundo Farmfit visita Colômbia para prospectar novos investimentos na América Latina

Data do evento 11/05/2022

Como parte da abertura de novas oportunidades de investimentos de impacto na América Latina e apoio ao desenvolvimento de pequenos agricultores da região, o Diretor de Investimentos do Fundo Farmfit, Miguel Tamayo, visitou a Colômbia no último mês. Com o apoio da equipe da IDH, foram realizadas reuniões com diferentes atores locais com potencial para apresentarem projetos de investimento perante o Fundo, como Fedepalma, Luker Chocolate, Colcocoa, Bayer, Olam e Yara.

Durante as reuniões, Tamayo apresentou o Farmfit e explicou os elementos necessários para a submissão de projetos de investimento. Por outro lado, os parceiros locais manifestaram a importância deste tipo de fundo que atua em uma escala de apoio onde outras instituições financeiras tradicionais relutam. “Essas novas ferramentas são essenciais para facilitar o progresso do setor agrícola na Colômbia e fornecer mais elementos para nossos pequenos agricultores alcançarem meios de subsistência sustentáveis ​​e rentáveis”, afirmou Andrés Felipe Garcia, Diretor de Planejamento Setorial e Desenvolvimento Sustentável da Fedepalma.

A partir das visitas, pode haver oportunidades potenciais para construir casos de negócios em cacau, palma e café, conforme destacou o diretor do Farmfit. “Existem boas oportunidades na Colômbia para apoiar alguns desses projetos porque integram diferentes elementos como inovação, tecnologia, vinculando a produção de commodities com as mudanças climáticas”.

A equipe colombiana concorda que é importante que esses fundos mantenham um envolvimento próximo na Colômbia, pois o país tem projeção e importância como país produtor em todo o mundo.

Pactos PPI na Colômbia aceleram consolidação

No mês passado, os Pactos PPI na Colômbia aceleraram as atividades para definir sua estrutura de governança, que apoiará o cumprimento das visões de território e das metas definidas por todos os atores envolvidos.

Workshop com equipes da IDH, Fundação Creer e signatários do Pacto PPI de Magdalena, Colômbia

Com uma oficina presencial em cada região (Magdalena, Cesar e Huila) e várias reuniões individuais, as partes interessadas acordaram uma governança que inclui: uma Secretaria Executiva, responsável por facilitar a implementação dos planos de ação e monitorar o progresso e o cumprimento das metas ; três grupos de trabalho dedicados a desenvolver ações e atividades em Produção, Preservação e Inclusão para atingir as metas definidas em cada um dos pilares; e um grupo de trabalho transversal de inovação que apoiará as ações nos pilares com evidências, estudos e práticas.

As reuniões da governança em cada região devem começar no próximo mês.

No dia 19 de maio acontecerá a 6ª Reunião do Comitê Diretor da Iniciativa AgroColômbia Produtiva e Sustentável, de forma presencial, em Bogotá, que contará com a presença da Diretora de Paisagens Sustentáveis da IDH para a América Latina, Daniela Mariuzzo.

Compartilhe nas redes

Quer manter contato?

assine nossa newsletter
Cadastre-se em nossa newsletter
Assinando você concorda com os nossos Termos de uso e privacidade

Notícias e Eventos

Utilizamos cookies para possibilitar e aprimorar sua experiência em nosso site, de acordo com nossas políticas de privacidade e cookies.
Assine nossa Newsletter