No Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 05 de junho, o governo de Mato Grosso entregou selos do Programa Carbono Neutro MT, durante evento em Cuiabá.
A IDH recebeu o selo Carbono Neutro na categoria de Financiador, em reconhecimento aos investimentos feitos em ações que contribuem com a agenda de descarbonização do Estado. Nos últimos cinco anos a IDH investiu cerca de 9 milhões de euros em Mato Grosso, como apoio direto à Estratégia e Instituto PCI, implementação de Pactos Regionais PCI, apoio à Sema-MT e no cofinanciamento de projetos de campo com o setor privado.
“É um enorme prazer ter esse reconhecimento e participar do Programa. Essa é uma agenda que apoiamos desde o início, acreditando em seus resultados. Sabemos que o Estado de Mato Grosso tem feito muitas iniciativas e estamos juntos para apoiar essa agenda”, externou Alex Schmidt, gerente de implementação de políticas públicas da IDH.
A IDH, por meio dos seus programas, investe em intervenções que promovem a mitigação e a adaptação dos sistemas de produção de alimentos às mudanças do clima.
Desde o ano passado, essa agenda está sendo reforçada no Brasil, por meio da condução de análises de vulnerabilidade climática dos territórios onde a IDH atua, mapeamento das oportunidades de redução de emissões atreladas às metas PCI dos Pactos Regionais, cálculo da pegada de carbono nos projetos de assistência técnica e apoio direto ao Estado de Mato Grosso na condução da sua agenda de REDD+ jurisdicional.
“Tudo isso se conecta a uma estratégia global da IDH, lançada em 2021, que tem foco na descarbonização das cadeias produtivas de commodities agrícolas e no apoio às jurisdições parceiras na agenda de carbono florestal”, explicou Marcela Paranhos, gerente global da IDH em finanças e carbono.
O selo Carbono Neutro MT reconhece as iniciativas de pessoas físicas e jurídicas que contribuem com a meta de Mato Grosso para neutralizar as emissões de carbono até 2035, por meio da promoção do desenvolvimento sustentável.
A secretária de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, comentou a importância de ter financiamento para que esse compromisso seja atingido. “O papel do financiador é estratégico. Por isso é muito importante para nós a presença da IDH desde o início da Estratégia PCI, que é o grande guarda-chuva do Programa Carbono Neutro MT”, afirmou.