Início Notícias e Eventos

IDH recebe selo do Programa Carbono Neutro em reconhecimento aos investimentos feitos em Mato Grosso

IDH

IDH recebe selo do Programa Carbono Neutro em reconhecimento aos investimentos feitos em Mato Grosso

Data do evento 15/06/2022

No Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 05 de junho, o governo de Mato Grosso entregou selos do Programa Carbono Neutro MT, durante evento em Cuiabá.

A IDH recebeu o selo Carbono Neutro na categoria de Financiador, em reconhecimento aos investimentos feitos em ações que contribuem com a agenda de descarbonização do Estado. Nos últimos cinco anos a IDH investiu cerca de 9 milhões de euros em Mato Grosso, como apoio direto à Estratégia e Instituto PCI, implementação de Pactos Regionais PCI, apoio à Sema-MT e no cofinanciamento de projetos de campo com o setor privado.

“É um enorme prazer ter esse reconhecimento e participar do Programa. Essa é uma agenda que apoiamos desde o início, acreditando em seus resultados. Sabemos que o Estado de Mato Grosso tem feito muitas iniciativas e estamos juntos para apoiar essa agenda”, externou Alex Schmidt, gerente de implementação de políticas públicas da IDH.

Ao centro, Alex Schmidt (IDH) recebendo o selo da secretária de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti

A IDH, por meio dos seus programas, investe em intervenções que promovem a mitigação e a adaptação dos sistemas de produção de alimentos às mudanças do clima.

Desde o ano passado, essa agenda está sendo reforçada no Brasil, por meio da condução de análises de vulnerabilidade climática dos territórios onde a IDH atua, mapeamento das oportunidades de redução de emissões atreladas às metas PCI dos Pactos Regionais, cálculo da pegada de carbono nos projetos de assistência técnica e apoio direto ao Estado de Mato Grosso na condução da sua agenda de REDD+ jurisdicional.

“Tudo isso se conecta a uma estratégia global da IDH, lançada em 2021, que tem foco na descarbonização das cadeias produtivas de commodities agrícolas e no apoio às jurisdições parceiras na agenda de carbono florestal”, explicou Marcela Paranhos, gerente global da IDH em finanças e carbono.

O selo Carbono Neutro MT reconhece as iniciativas de pessoas físicas e jurídicas que contribuem com a meta de Mato Grosso para neutralizar as emissões de carbono até 2035, por meio da promoção do desenvolvimento sustentável.

A secretária de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, comentou a importância de ter financiamento para que esse compromisso seja atingido. “O papel do financiador é estratégico. Por isso é muito importante para nós a presença da IDH desde o início da Estratégia PCI, que é o grande guarda-chuva do Programa Carbono Neutro MT”, afirmou.

Compartilhe nas redes

Quer manter contato?

assine nossa newsletter
Cadastre-se em nossa newsletter
Assinando você concorda com os nossos Termos de uso e privacidade

Notícias e Eventos

Utilizamos cookies para possibilitar e aprimorar sua experiência em nosso site, de acordo com nossas políticas de privacidade e cookies.
Assine nossa Newsletter