Início Notícias e Eventos

IDH promove discussões estratégicas durante visita do CEO ao Brasil

IDH

IDH promove discussões estratégicas durante visita do CEO ao Brasil

Data do evento 15/08/2023

O CEO da IDH, Daan Wensing, esteve no Brasil em maio, para uma série de compromissos com parceiros dos setores públicos e privados. Após a viagem, ele fez uma avaliação dos principais pontos que nortearam os diálogos. Confira abaixo:

Transformação dos sistemas alimentares

Depois de visitar o Brasil, trouxe comigo uma energia renovada. Houve um verdadeiro impulso e dedicação para transformar nossos sistemas alimentares e enfrentar as mudanças climáticas, e vi muitas semelhanças nas agendas dos setores público e privado sobre esses tópicos. Onde há diferenças, ficou claro que elas podem ser abordadas com a combinação certa de diálogo inclusivo, percepções, tecnologia e pragmatismo. 

Foi animador ver esse espírito de diálogo e a disposição para a cocriação. Olhando para o futuro, vemos uma oportunidade de desenvolver uma Política de Agricultura Sustentável que englobe as soluções brasileiras de alimentos, fibras, biocombustíveis, florestas e ecossistemas. Tudo isso com ferramentas para melhorar a renda dos agricultores que precisam e apoiá-los com tecnologia, crédito e acesso ao mercado para proteger e restaurar as preciosas florestas e ecossistemas naturais.

Tivemos a oportunidade de discutir esses e outros tópicos com o Ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, e com a Senadora Margareth Buzetti.

Rastreabilidade

O que está impedindo a transformação dos mercados no Brasil? Há uma palavra que ouvimos nossos parceiros no Brasil repetirem várias vezes: rastreabilidade. É por isso que a IDH desenvolveu um Protocolo Nacional de Rastreabilidade da Pecuária aprovado pela CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil).

Mas a rastreabilidade não é necessária apenas para um único setor: ela é importante para toda a produção do país para agregar valor, garantir que os benefícios possam ser compartilhados com pequenos e médios produtores e cumprir as metas de sustentabilidade social e ambiental. As cadeias de valor precisam dos recursos e das estratégias certas para acelerar a implementação do Código Florestal, por meio da validação do CAR e da regularização dos títulos de propriedade.

Por isso, durante a viagem, nos reunimos com nossos parceiros dos setores público e privado no Estado do Pará para discutirmos, juntamente com a equipe da IDH no Brasil, o potencial da rastreabilidade para transformar os mercados.

Inclusão social

O Brasil produz alimentos para pessoas de todo o mundo, mas uma parte significativa da população encontra-se com baixa renda e sem condições de atender às suas próprias necessidades. Isso colocou a segurança alimentar no topo da agenda do país.

Descobrimos, por meio de nossa abordagem de territórios, que a solução passa pela necessidade de conectar o local e o global, por exemplo empresas investindo na melhoria das condições de vida dos pequenos produtores. As políticas locais de produção, oferta e demanda de alimentos saudáveis podem gerar o próximo nível de renda para milhões de pessoas e conservar a biodiversidade local, o que é fundamental para a inclusão socioeconômica das pessoas que vivem nas florestas.

Nós da IDH nos sentimos inspirados ao ver que nossos parceiros brasileiros estão prontos para colaborar por meio de uma abordagem de territórios para mudar setores, estimular investimentos, ampliar modelos de negócios promissores e transformar as cadeias de valor.

Compartilhe nas redes

Quer manter contato?

assine nossa newsletter
Cadastre-se em nossa newsletter
Assinando você concorda com os nossos Termos de uso e privacidade

Notícias e Eventos

Utilizamos cookies para possibilitar e aprimorar sua experiência em nosso site, de acordo com nossas políticas de privacidade e cookies.
Assine nossa Newsletter