Início Notícias e Eventos

IDH, FAEPA e parceiros lançam programa de adesão voluntária para assistência técnica e rastreabilidade de bezerros no Pará

IDH

IDH, FAEPA e parceiros lançam programa de adesão voluntária para assistência técnica e rastreabilidade de bezerros no Pará

Data do evento 13/11/2023
Legenda da foto ao final

O Pará, estado com o segundo maior rebanho bovino do País, mais de 24 milhões de animais, terá um programa de assistência técnica, regularização fundiária e ambiental e rastreabilidade voltado à produção de bezerros. O Programa de Produção Sustentável de Bezerros do Pará, lançado hoje (13/11), é um investimento conjunto da IDH e da FAEPA (Federação da Agricultura e Pecuária do Pará).

Acesse o QRCODE ou o site www.bezerrosustentavel.com.br e saiba mais sobre o Programa

O Programa tem adesão voluntária e vai atender, nesta primeira etapa, 160 pecuaristas, com previsão de chegar a 600 propriedades no segundo semestre de 2024. A assistência técnica é personalizada e leva em consideração as caraterísticas da fazenda, resultando em um plano com orientações sobre gerenciamento produtivo e administrativo, manejo de gado e de pastagem, adequações sanitárias, regularização ambiental e rastreabilidade individual dos animais. Esse trabalho será realizado pelo SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural-Adm/PA) em conjunto com a NatCap, consultoria especializada.

Secretário de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca do Estado do Pará, Giovanni Queiroz e Presidente da FAEPA (Federação da Agricultura d Pecuária do Pará), Carlos Fernando Xavier, brincaram, ao vivo, durante evento, o primeiro bezerro do Programa no Pará

“A Faepa sempre foi precursora e parceira de iniciativas que visem a sustentabilidade da atividade agropecuária e o seu desenvolvimento tecnológico, que resultem em aumento da produção, produtividade e em melhoria da renda do produtor. Sempre lideramos a construção de soluções para o setor produtivo, e especialmente no setor de produção animal apoiamos com o Estado a implementação do CAR, GTA e NFe, bem como as campanhas de vacinação. Nessa lógica, o Programa de Produção Sustentável de Bezerros soma-se a mais uma iniciativa da Federação, visando a rastreabilidade da cadeia da pecuária de corte, com adesão voluntária do produtor rural, nos termos da legislação vigente”, exemplifica Carlos Fernandes Xavier, presidente da FAEPA.

Presidente da FAEPA (Federação da Agricultura d Pecuária do Pará), Carlos Fernando Xavier, durante evento de lançamento

O modelo a ser implementado no Pará tem uma trajetória de sucesso iniciada em 2019 no Mato Grosso e já registra mais de 200 mil animais no Protocolo de Produção Sustentável de Bezerros, gerenciado pela CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasi). Em 2021, esse sistema já levou às prateleiras do supermercado carne bovina 100% livre de desmatamento, rastreada desde o nascimento do bezerro. Outro diferencial é o uso da numeração oficial brasileira 076 (código ISO país), administrada pelo MAPA (Ministério da Agricultura e Pecuária) que permite a identificação do país de procedência do animal.

“Os produtores rurais brasileiros são os agentes da transformação que o mundo procura e, portanto, devem ser os protagonistas na construção de soluções para o setor. Estamos juntos nessa trajetória que respeita o Código Florestal Brasileiro, garante transparência na informação e proteção de dados”, reforça Daniela Mariuzzo, diretora executiva da IDH no Brasil.

Diretora Executiva da IDH Brasil, Daniela Mariuzzo, apresentando o Programa de Produção Sustententável de Bezerros

O Programa de Produção Sustentável de Bezerros está alinhado com a visão estratégica do setor produtivo paraense, conhecida como PROPARÁ, e com políticas públicas, como a agenda de desenvolvimento sustentável junto ao Plano Setorial de Mudança do Uso da Terra e Florestas, denominado Plano Estadual Amazônia Agora (PEAA).

Para isso, conta com a parceria da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca do Pará – SEDAP e da Associação Paraense Pecuária Forte – APPF.

Equipes do Senar, Natcap e BovControl que farão atendimento direto ao Produtor de Bezerros do Pará

As fotos do evento estão disponíveis aqui

O vídeo do evento está disponível aqui

Na foto (E/D): Representante da Abiec (Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes), Daniel Freire; diretor da FAEPA (em pé), Guilherme Minssen, Representante Da Fiepa (Federação Das Indústrias Do Estado Do Pará) Paulo Afonso Costa; Diretora da APPF (Associação Paraense Pecuária Forte), Márcia Centeno; Diretora Executiva da IDH Brasil, Daniela Mariuzzo; Secretário de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca do Estado do Pará, Giovanni Queiroz; Presidente da FAEPA (Federação da Agricultura d Pecuária do Pará): Carlos Fernando Xavier; Presidente do Sindicato Rural de Castanhal, Almir José Lopes Campos; Presidente da Associação Rural de Pecuária do Pará: Fernando Dacier Lobato; Representante do CICB (Centro Das Indústrias De Curtumes Do Brasil); Ricardo Andrade; Coordenador Geral de Produção Animal do Mapa (Ministério Da Agricultura De Pecuária), Bruno Leite.

Compartilhe nas redes

Quer manter contato?

assine nossa newsletter
Cadastre-se em nossa newsletter
Assinando você concorda com os nossos Termos de uso e privacidade

Notícias e Eventos

Utilizamos cookies para possibilitar e aprimorar sua experiência em nosso site, de acordo com nossas políticas de privacidade e cookies.
Assine nossa Newsletter