Representantes dos setores público, privado e sociedade civil dos estados de Huila, Cesar e Magdalena, na Colômbia, lançaram os Pactos Produzir, Preservar e Incluir (PPI) durante o mês de setembro. Com apoio da IDH, as ações visam integrar políticas públicas, impulsionar a produção sustentável considerando os principais setores da economia, conservar e restaurar a vegetação nativa, e promover a inclusão socioeconômica da agricultura familiar e das populações tradicionais em um modelo de desenvolvimento territorial de longo prazo.
O Pacto PPI de Huila foi formalizado no início de setembro, durante a Feira Internacional do Café, Cacau e Agroturismo, na cidade de Neiva. Na sequência, os estados de Cesar e Magdalena também formalizaram os Pactos, em eventos online, com a presença do Diretor Global de Paisagens da IDH, Matthew Spencer, de representantes da Secretaria de Estado de Assuntos Econômicos (SECO) da Embaixada da Suíça na Colômbia, do Ministério da Agricultura, das Secretarias Estaduais de Agricultura, entre outros convidados. O embaixador da Holanda na Colômbia, Ernst Noorman, também participou do lançamento do Pacto em Magdalena.
“Os Pactos apoiarão os estados da Colômbia na promoção da sustentabilidade no território, protegendo ecossistemas e proporcionando oportunidades para pequenos produtores na região”, reforçou Matthew Spencer, diretor Global de Paisagens da IDH.
Próximos passos
Além de considerar os aspectos produtivos, os pactos incluem estratégias para melhorar a gestão, acesso e conservação de mananciais e fortalecer a participação das mulheres, jovens e pequenos agricultores nos mercados nacionais e internacionais visando aumentar a renda e proporcionar melhor qualidade de vida.
A partir da agora, será desenvolvido um plano de ação, em parceria com a Fundação Creer, para consolidar a estrutura de governança, a agenda de investimentos e o sistema de monitoramento das metas.
Saiba mais sobre nossa atuaão na Colômbia aqui.