Início Notícias e Eventos

IDH celebra 15 anos e promove debate sobre uso de dados e inteligência artificial no meio rural

IDH

IDH celebra 15 anos e promove debate sobre uso de dados e inteligência artificial no meio rural

Data do evento 08/12/2023

A IDH celebrou seu 15º aniversário de fundação em novembro com um evento inovador, realizado em Campinas-SP no dia 29/11, que reuniu mais de 60 parceiros de todo o Brasil. O tema foi o “Uso de dados e da Inteligência Artificial para geração de renda no meio rural”. Ao longo do dia, especialistas conduziram debates e apresentaram perspectivas valiosas sobre o tema.

Foto: IDH/Husam Adin Hazimeh

Durante o evento, destacou-se a importância crescente dos dados e da Inteligência Artificial (IA) como catalisadores para impulsionar as atividades modernas na agropecuária, promovendo eficiência, inovação e renda. Pela manhã, Ludovino Lopes, advogado especializado em Direito Ambiental e Tecnologia da Informação, discutiu os princípios fundamentais da propriedade de dados, fornecendo insights importantes para o setor. “É crucial garantir a lisura, segurança e a privacidade nas operações, através de regulamentações sólidas”, enfatizou.

O professor doutor da Unicamp, Cristiano Torezzan, representando o Centro de Pesquisa em Inteligência Artificial – Brazilian Institute of Data Science (BI0S), compartilhou desafios e oportunidades na implementação de soluções baseadas em IA destacando a relevância no meio rural. “A implementação de soluções baseadas em IA ajudam a melhorar a tomada de decisões, mas os resultados dependem da qualidade das informações e do gerenciamento feito durante o processo”, ressaltou.

Foto: IDH/Husam Adin Hazimeh

À tarde, Carla Macário, chefe adjunta de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Agricultura Digital, abordou questões de governança e gestão de dados aplicados em pesquisas agrárias, proporcionando uma visão abrangente da importância desses elementos para potencializar a adoção de práticas mais adaptadas às demandas específicas do setor e a geração de interconexão. “Os dados precisam ser acessíveis, aplicáveis, mensuráveis e gerar novos usos”, recomendou.

O CEO da BovControl, Danilo Leão, demonstrou, por meio de exemplos práticos, como a monetização dos dados pessoais no agronegócio não apenas gera receitas adicionais para os produtores, mas também abre portas para inovações tecnológicas que melhoram a eficiência operacional e a competitividade. “Essas soluções criam um ciclo virtuoso de benefícios, onde os produtores recebem compensação pelos dados fornecidos e as empresas têm acesso a informações valiosas que melhoram a cadeia produtiva, beneficiando o consumidor final”, pontuou.   

Foto: IDH/Husam Adin Hazimeh

O evento, marcado por uma atmosfera de colaboração e aprendizado, evidenciou a relevância crescente do uso de dados e inteligência artificial essenciais para a modernização no meio rural. Evidenciou também que garantir a qualidade e a segurança dos dados é crucial para manter a confiança e a transparência dos produtores e consumidores.

“Estamos felizes em poder celebrar este momento com nossos parceiros trazendo para o centro das discussões o futuro da geração de renda no meio rural”, destacou Daniela Mariuzzo, diretora executiva da IDH Brasil.

Além das discussões sobre dados e IA, o evento marcou o pré-lançamento da campanha que vai registrar 1 milhão de bezerros, até 2025, na plataforma de Produção Sustentável de Bezerros, promovendo uma cadeia produtiva totalmente rastreável desde as fazendas de cria até os consumidores finais.

Foto: IDH/Husam Adin Hazimeh
Compartilhe nas redes

Quer manter contato?

assine nossa newsletter
Cadastre-se em nossa newsletter
Assinando você concorda com os nossos Termos de uso e privacidade

Notícias e Eventos

Utilizamos cookies para possibilitar e aprimorar sua experiência em nosso site, de acordo com nossas políticas de privacidade e cookies.
Assine nossa Newsletter