Delegações da Noruega e União Europeia estiveram em Mato Grosso no final de agosto para conhecer a realidade da agricultura e pecuária e vivenciar como a estratégia territorial implementada pela IDH vem apoiando o desenvolvimento sustentável nas regiões do Vale do Juruena e de Sorriso, municípios com Pactos Regionais PCI e programas de campo cofinanciados pela iniciativa privada.
“Para nós é extremamente importante mostrar os resultados conquistados nos últimos anos através dessa abordagem tão inovadora e que tem possibilitado arranjos diferenciados de inclusão socioeconômica e uso do solo”, pontuou Daniela Mariuzzo, diretora executiva da IDH no Brasil.
Em Juruena, ambas as delegações visitaram fazendas que integram o Programa de Produção Sustentável de Bezerros e aprofundaram o entendimento sobre os impactos que a assistência técnica prestada aos pequenos produtores é capaz de gerar. Na região, o grupo também visitou o Assentamento Vale do Amanhecer onde a IDH está apoiando o processo de regularização fundiária. No local existem iniciativas importantes como a Coopavam, cooperativa de castanha do Brasil que atualmente comercializa para Europa, e outros pequenos produtores de leite e gado entre outras cadeias produtivas da agricultura familiar. Na sede do município, a agenda foi no Centro de Atendimento ao Produtor – CAP, estruturado em parceria com a prefeitura municipal para oferecer orientações técnicas promovendo a regularização ambiental, além de apresentar oportunidades aos produtores locais.
Em Cuiabá, as delegações participaram de uma reunião com o vice-governador de Mato Grosso, Otaviano Pivetta, durante a qual foram discutidas oportunidades de cooperação e investimentos na agenda de desenvolvimento sustentável, especialmente nos temas de cadeias produtivas, transparência e controle do desmatamento.
Para conhecer as ações do governo do estado na agenda ambiental foi realizada uma visita ao Centro de Monitoramento da Sema-MT, onde foi demonstrado, na prática, o trabalho realizado na agenda de regularização ambiental – CAR – e no combate e controle do desmatamento ilegal.
“Ficamos muito bem impressionados com tudo que vimos. Isso nos dará muito mais segurança para falar sobre essas questões e ajudar a divulgar as ações desenvolvidas em Mato Grosso no âmbito internacional”, revelou Mads Lie, Enviado Especial para Clima e Floresta da Embaixada Real da Noruega em Brasília.
Pacto Regional PCI Sorriso
Em Sorriso, a Delegação da União Europeia conheceu como é a dinâmica de uma fazenda de produção de grãos de forma sustentável em larga escala em integração com a pecuária. A agenda foi complementada no assentamento Jonas Pinheiro, onde o Fundo de Aval criado para apoiar pequenos agricultores está melhorando as condições de vida de várias famílias. O grupo também conversou com o CAT Sorriso e o prefeito municipal para prospectar oportunidades futuras de investimentos.
“Sem dúvida há muitos desafios a serem enfrentados, mas tivemos uma visão de que as alianças já existentes podem potencializar os investimentos feitos, diminuindo riscos e aumento os impactos positivos, principalmente nas agendas de produção sustentável e recuperação de áreas degradadas”, comentou Stefan Agne, Chefe de Cooperação da Delegação da União Europeia no Brasil.
Participaram da visita a Mato Grosso: Eirik Sorlie, Conselheiro Sênior de Cadeias de Suprimentos e Finanças Livres de Desmatamento da Iniciativa Internacional de Clima e Floresta, do Ministério do Clima e Meio Ambiente da Noruega; Hilde Dahl, Chefe da Seção Florestal da Norad – Agência Norueguesa de Cooperação para o Desenvolvimento; Maria Melby, Assessora da Norad – Agência Norueguesa de Cooperação para o Desenvolvimento; Mads Lie, Enviado Especial para Clima e Floresta da Embaixada Real da Noruega em Brasília; Clarissa Vargas, Assistente do Programa, Clima e Floresta da Embaixada Real da Noruega em Brasília; Stefan Agne, Chefe de Cooperação da Delegação da União Europeia no Brasil; Pilar Blanco Rodriguez, Adida de Cooperação da Delegação da União Europeia no Brasil; Gustavo Oubinha, representante do Fundo &Green no Brasil.