Início Notícias e Eventos

IDH e Wholechain apresentam protótipo de sistema com tecnologia blockchain para rastreabilidade de soja sustentável durante Conferência Global dos Oceanos em Lisboa

IDH

IDH e Wholechain apresentam protótipo de sistema com tecnologia blockchain para rastreabilidade de soja sustentável durante Conferência Global dos Oceanos em Lisboa

Data do evento 25/08/2022

A Conferência dos Oceanos das Nações Unidas reuniu, em Portugal, no mês de junho, autoridades, acadêmicos, empresas e organizações da sociedade civil de vários países para discutir compromissos, investimentos e soluções multisetoriais em prol da conservação dos oceanos. O esforço é para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável antes de 2030, entre eles, o ODS 14, que prevê conservar e dar uso sustentável aos oceanos, mares e recursos marinhos e o ODS 2, para erradicação da fome.

O show de luzes “Life Below Water” nas Ruínas do Carmo em Lisboa, Portugal. O local histórico foi anfitrião do jantar oficial da Conferência do Oceano da ONU. Foto de Ryan Rawson em colaboração com Wholechain.

Na Conferência, a IDH, Wholechain e demais parceiros, organizaram um jantar de trabalho de alto nível, o “Blueprint for the Future: Good Food for All”, que teve a participação de representantes do governo, líderes empresariais e fornecedores de tecnologia que discutiram a construção de cadeias de abastecimento de alimentos azuis totalmente rastreáveis ​​e responsáveis.

A IDH e a Wholechain apresentaram um modelo de transformação dos sistemas alimentares através do fornecimento de soja livre de desmatamento rastreável com tecnologia blockchain em nível jurisdicional, sendo essa uma demanda específica das empresas de produção de pescados e frutos do mar.

A IDH já desenvolve uma solução semelhante para a cadeia de abastecimento de carne bovina e do couro e está iniciando, agora, a fase piloto para a soja, cujo grão é produzido em larga escala no Brasil e amplamente utilizado na fabricação de ração e alimento para pescados em vários países.

“Atuamos em mais de 50 países e trabalhamos em conjunto com mais de 600 empresas para transformar os sistemas alimentares. Mas essa transformação não pode ser feita por um único ator, uma única empresa ou uma única organização. Por isso, gostaria de convidar empresas e marcas aqui presentes para se juntarem a nós nesta jornada e criarem soluções inovadoras e inclusivas para alimentos sustentáveis”, disse Guilherme Justo, gerente do Programa de Mercados para Paisagens da IDH, durante evento que reuniu diversos convidados do setor privado em Lisboa, acompanhado por Mark Kaplan, cofundador da Wholechain, que falou sobre a colaboração no projeto.

Guilherme do Couto Justo, gerente do programa de soja da IDH (à esquerda), e Mark Kaplan, cofundador da Wholechain (à direita), apresentam a colaboração da IDH e da Wholechain em torno de soja totalmente rastreável e livre de desmatamento para as cadeias de suprimentos da aquicultura. Foto de Luis Rodrigues, cortesia do Manifesto dos Chefs.

A IDH enfrenta as mudanças climáticas e as desigualdades por meio de ações público-privadas, com base nos ODS, aproveitando a poder dos mercados para gerar melhores empregos, melhores rendas e um meio ambiente melhor para todos.

Um exemplo dessa atuação é a estratégia de Territórios Sustentáveis, sob a qual formalizamos um compromisso de longo prazo multiatores (público, privado e sociedade civil) com metas para intensificar a produção agropecuária sustentável, promover a conservação dos recursos naturais e apoiar a inclusão social e equidade de gênero.

Compartilhe nas redes

Quer manter contato?

assine nossa newsletter
Cadastre-se em nossa newsletter
Assinando você concorda com os nossos Termos de uso e privacidade

Notícias e Eventos

Utilizamos cookies para possibilitar e aprimorar sua experiência em nosso site, de acordo com nossas políticas de privacidade e cookies.
Assine nossa Newsletter