A IDH reuniu, virtualmente, mais de 70 parceiros que estiveram e estão conectados com atividades nos últimos anos, apoiadas pelo Programa de desenvolvimento sustentável de territórios no Brasil: Projetos de cofinanciamento, Estratégia/Instituto PCI, Pactos Regionais de Sorriso, Barra do Garças e Vale do Juruena, em Mato Grosso, e de Balsas, no Maranhão. O evento faz parte de um processo de captura de aprendizados, identificação de desafios e oportunidades que começou há um ano.
Durante cerca de três horas, representantes de governos, produtores, empresas, investidores, ongs, associações diversas, entre outros, conversaram sobre os desafios e as oportunidades relativas a um ponto que os conecta diretamente: a comunicação.
A diretora executiva da IDH Brasil, Daniela Mariuzzo, explica que após vários meses de consultas a mais de 150 atores foi possível ter um painel abrangente de percepções, tendo na comunicação o fator capaz de garantir engajamento, reconhecimento e credibilidade das iniciativas desenvolvidas coletivamente. “Percebemos que entre os diferentes ambientes da estratégia de territórios sustentáveis precisa haver um movimento coletivo em torno de uma agenda propositiva para a comunicação. Não só entre os atores já envolvidos, mas para a sociedade com um todo, com senso de pertencimento e contribuição, desde um pequeno agricultor até uma grande empresa global”, explicou.
Para oportunizar a máxima participação de todos, os convidados formaram três grandes grupos de trabalho. Na sequência, as contribuições foram compartilhadas na plenária geral. A avaliação dos parceiros foi positiva no sentido de focar na busca por soluções e no entendimento de que as ações devem envolver esse esforço coletivo para ganhar escala.
A próxima etapa será a consolidação desse conteúdo e a disponibilização em uma plataforma online.