Início Notícias e Eventos

Programa de Produção Sustentável de Bezerros leva informações estratégicas para pecuaristas de Cáceres

Pantanal

Programa de Produção Sustentável de Bezerros leva informações estratégicas para pecuaristas de Cáceres

Data do evento 25/08/2022

A Acrimat (Associação dos Criadores de Mato Grosso) reuniu, em julho, produtores de Cáceres que participam do Programa de Produção Sustentável de Bezerros, para uma palestra com o objetivo de oferecer aos produtores de carne informações que permitam melhorar os resultados do segmento da cria.

Produtores recebem orientação e tiram dúvidas. Foto: Acrimat

A conversa foi conduzida pelo diretor técnico da Acrimat, Francisco Manzi, que abordou diversos aspectos que impactam os resultados do segmento, capacitando os criadores na adoção de técnicas que aumentem a produtividade, melhorem a qualidade do bezerro e, possam resultar em ganhos econômicos da propriedade.

Manzi falou, por exemplo, sobre o planejamento da estação de monta e de aspectos nutricionais, fatores que podem influenciar nas gestações, perdas e baixo peso dos bezerros. “Com esse número em mãos o produtor pode traçar as estratégias para ser cada vez mais eficiente”, afirmou.

Esse contato direto gerou o interesse dos produtores Bruno França e Carlos Magno, em aderirem ao Programa. “Depois da palestra procuramos a equipe local e na sequência recebemos a primeira visita na propriedade, durante a qual já foi feito todo o diagnóstico da fazenda e iniciadas as consultorias”, explicou Bruno.

Carlos Magno (à esquerda) e Bruno França (à direita) durante visita da equipe do Programa Produçao Sustentável de Bezerros, em agosto. Foto: IDH/Acrimat

A fazenda Pai Herói é um negócio familiar. A propriedade tem 180 hectares dedicados à pecuária, no ciclo completo, com um rebanho total de 107 animais. Carlos Magno relata que está há mais de 20 anos na região e esta é a primeira vez que tem apoio com consultoria. “Nunca esperava esta visita tão gloriosa, tão bondosa para nós. Estou muito contente. Muito bom”, expressa entusiasmado o produtor.

França explica que a propriedade é pequena o que aumenta a necessidade de otimizar recursos, e agregar valor aos produtos, sem descuidar da sustentabilidade, com preservação do meio ambiente, e da qualidade de vida dos colaboradores. “Agradecemos a oportunidade de fazer parte deste programa, ainda mais considerando que somos pequenos e não temos acesso a essas consultorias de forma fácil, qualificada e ampla”, enfatiza.

A Acrimat também implementa o Programa de Produção Sustentável de Bezerros em fazendas no Vale do Araguaia, nas cidades de Gaúcha do Norte, Paranatinga, Ribeirão Cascalheira e Poxoréu.

O Programa teve início em 2019 e tem como visão mudar a dinâmica de produção e comercialização da cadeia da pecuária, melhorando os resultados do segmento de cria nos aspectos econômicos, ambientais e sociais. Para isso, conta com investimentos da IDH, do Grupo Carrefour e da Fundação Carrefour. A meta, até o final de 2022, é apoiar 557 produtores de Mato Grosso, localizados nos biomas Amazônia, Cerrado e Pantanal. Além da Acrimat, o Programa conta com a implementação da Natcap Soluções Sustentáveis, em municípios do Vale do Juruena.

Compartilhe nas redes

Quer manter contato?

assine nossa newsletter
Cadastre-se em nossa newsletter
Assinando você concorda com os nossos Termos de uso e privacidade
Utilizamos cookies para possibilitar e aprimorar sua experiência em nosso site, de acordo com nossas políticas de privacidade e cookies.
Assine nossa Newsletter