Durante o mês de setembro, a IDH realizou reuniões com 138 agricultores das associações APROVAN, APARVAN e APRULOT, do assentamento Vale do Amanhecer, instituído em 1989, no município de Juruena. O objetivo foi informar sobre a dinâmica das atividades de georreferenciamento em apoio à regularização fundiária. Esse trabalho vai beneficiar, diretamente, 250 famílias que ocupam uma área aproximada de 14 mil hectares, na região noroeste de Mato Grosso.
O gerente de implementação de políticas públicas da IDH, Alex Schmidt informou que, logo na sequência, a equipe responsável pelo trabalho técnico coletou os pontos e coordenadas das divisões dos lotes e do perímetro total do assentamento, totalizando 580 marcos instalados.
Como parte desse trabalho, também está sendo aplicado um questionário que irá compor um diagnóstico socioeconômico prévio. Schmidt explica que esta etapa é essencial para se ter uma primeira análise das atividades socioprodutivas e pode subsidiar o município na tomada de decisões.
Além disso, a IDH elaborou e validou junto à Sema-MT o mapeamento do município com todas as informações necessárias para o Cadastro Ambiental Rural, o que possibilita também a regularização ambiental de todos os imóveis rurais de Juruena, incluindo cada lote do assentamento Vale do Amanhecer.
Todo esse conjunto de dados e informações serão entregues ao Núcleo, até dezembro, para que a Prefeitura de Juruena possa avançar nas próximas etapas no processo de regularização fundiária e ambiental.
Isso trará benefícios para todos os envolvidos no processo, garantindo seguranças jurídica e promovendo melhores condições de vida, com desenvolvimento social e econômico”, registrou Carmo Pinto.
Apoio à comercialização
Produtos da APARVAM, uma das associações do assentamento, chegaram aos mercados de Juruena, em setembro, pela primeira vez. A conquista é resultado da articulação de muitos parceiros no âmbito do Pacto PCI Vale do Juruena, como a Secretaria Municipal de Agricultura e equipes de inspeção, Empaer, Senar, Sicredi, e empresa Natcap, que atua na implementação do Pacto com apoio da IDH.
O especialista local da Natcap, Rodinei Martins, relatou que foram realizadas diversas atividades, como, por exemplo, apoio para a regularização do uso de recursos hídricos e licenciamento ambiental do Laticínio Delícias do Vale do Amanhecer, além de capacitações para a produção de derivados de leite, realizada pelo Senar.
“É muito gratificante ver os resultados acontecendo aos poucos e saber que fizemos parte de todo esse processo”, comemora Martins.
“Com esse trabalho a IDH também apoia várias metas previstas no Pacto PCI Vale do Juruena, que vão além a regularização, criando oportunidades para o desenvolvimento das cadeias produtivas da agricultura familiar, facilitando a inclusão em programas e projetos, possibilitando o acesso a crédito”, adicionou Schmidt.