Início Notícias e Eventos

Dia de Campo discute a viabilidade da mandiocultura no cerrado sul maranhense, fomentando discussões sobre apoio a metas do Pacto PCI da Região de Balsas

Região de Balsas - MA

Dia de Campo discute a viabilidade da mandiocultura no cerrado sul maranhense, fomentando discussões sobre apoio a metas do Pacto PCI da Região de Balsas

Data do evento 17/10/2022

Pequenos produtores, universitários, representantes de instituições públicas e privadas participaram de um Dia de Campo que possibilitou a transferência de informações e tecnologias sobre a mandiocultura no interior do Maranhão. O evento reuniu cerca de 40 participantes na Fazenda Vão do Cacoal, no município de Nova Colinas, no dia 23 de setembro. O Dia de Campo foi realizado em parceria pela prefeitura municipal e AGERP (Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão), no âmbito do Projeto Assistec Mandioca, com apoio da IDH.

Visita à roça de mandioca da Fazenda Cacoal. Foto: Aline Silva/IDH

A programação incluiu palestras técnicas sobre solo, irrigação e o aproveitamento dos diferentes produtos e subprodutos da mandioca, realizadas pela equipe da AGERP e professores das universidades UENA e UNOPAR. Representantes do Banco do Nordeste e da Caixa Econômica Federal compartilharam informações sobre as linhas de financiamento disponíveis ao pequeno produtor e os caminhos necessários para ter acesso ao crédito.

Os participantes conheceram ainda as vitrines demonstrativas da AGERP, que abrigam oito variedades de mandioca, dentre elas as crioulas e as geneticamente modificadas. Os extensionistas da Agência explicaram o processo de cultivo para obter o pleno desenvolvimento das manivas. Uma visita à roça de mandioca da Fazenda Cacoal também fez parte da programação.

A mandioca é um produto presente em diversos municípios da região, principalmente de pequenas propriedades da agricultura familiar. “Apoiar ações como esse Dia de Campo contribui para a difusão de novas tecnologias de produção e o fomento à agricultura familiar”, ressalta explicou Aline Silva, supervisora de projetos da IDH, que coordena a implementação do Pacto no Maranhão e participou do Dia de Campo em Nova Colinas.

O evento realizado contribui diretamente com as metas do eixo Incluir do Pacto PCI da Região de Balsas, que preveem o aumento da produção de mandioca em 60% até 2025, apoiando a estruturação da cadeia de valor, e também o aumento do número de famílias atendidas pelos programas de ATER, do eixo Incluir do Pacto PCI de Balsas,

Quer saber mais, clique aqui.

Compartilhe nas redes

Quer manter contato?

assine nossa newsletter
Cadastre-se em nossa newsletter
Assinando você concorda com os nossos Termos de uso e privacidade

Notícias e Eventos

Utilizamos cookies para possibilitar e aprimorar sua experiência em nosso site, de acordo com nossas políticas de privacidade e cookies.
Assine nossa Newsletter