Pequenos produtores, universitários, representantes de instituições públicas e privadas participaram de um Dia de Campo que possibilitou a transferência de informações e tecnologias sobre a mandiocultura no interior do Maranhão. O evento reuniu cerca de 40 participantes na Fazenda Vão do Cacoal, no município de Nova Colinas, no dia 23 de setembro. O Dia de Campo foi realizado em parceria pela prefeitura municipal e AGERP (Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão), no âmbito do Projeto Assistec Mandioca, com apoio da IDH.
A programação incluiu palestras técnicas sobre solo, irrigação e o aproveitamento dos diferentes produtos e subprodutos da mandioca, realizadas pela equipe da AGERP e professores das universidades UENA e UNOPAR. Representantes do Banco do Nordeste e da Caixa Econômica Federal compartilharam informações sobre as linhas de financiamento disponíveis ao pequeno produtor e os caminhos necessários para ter acesso ao crédito.
Os participantes conheceram ainda as vitrines demonstrativas da AGERP, que abrigam oito variedades de mandioca, dentre elas as crioulas e as geneticamente modificadas. Os extensionistas da Agência explicaram o processo de cultivo para obter o pleno desenvolvimento das manivas. Uma visita à roça de mandioca da Fazenda Cacoal também fez parte da programação.
A mandioca é um produto presente em diversos municípios da região, principalmente de pequenas propriedades da agricultura familiar. “Apoiar ações como esse Dia de Campo contribui para a difusão de novas tecnologias de produção e o fomento à agricultura familiar”, ressalta explicou Aline Silva, supervisora de projetos da IDH, que coordena a implementação do Pacto no Maranhão e participou do Dia de Campo em Nova Colinas.
O evento realizado contribui diretamente com as metas do eixo Incluir do Pacto PCI da Região de Balsas, que preveem o aumento da produção de mandioca em 60% até 2025, apoiando a estruturação da cadeia de valor, e também o aumento do número de famílias atendidas pelos programas de ATER, do eixo Incluir do Pacto PCI de Balsas,
Quer saber mais, clique aqui.