Dois projetos inovadores têm se destacado recentemente pelo potencial de impulsionar a agricultura familiar na região de Balsas, Maranhão. Por meio de parcerias estratégicas entre a IDH, a Fapcen (Fundação de Apoio à Pesquisa do Corredor de Exportação Norte) e o Sebrae-MA (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), essas iniciativas visam transformar a realidade agrícola regional por meio da transferência de tecnologias e informações.
A colaboração entre a IDH e o Sebrae-MA vai além do suporte para o incremento da produção agrícola de 250 famílias. O objetivo é a transformação do pequeno produtor em um empresário rural. Ao adotar uma abordagem empreendedora, o agricultor familiar melhora a autonomia e a capacidade de gerir sua propriedade de maneira mais eficiente. Isso implica em adotar práticas modernas, explorar oportunidades de mercado e implementar inovações. O resultado não apenas melhora a qualidade de vida do pequeno produtor, mas também fortalece a economia local no longo prazo.
A parceria com a Fapcen tem sido fundamental para o desenvolvimento de ações voltadas à qualificação dos agricultores familiares e à transferência de conhecimentos. Através de workshops e intercâmbios, 105 famílias de pequenos agricultores participaram de cursos, treinamentos e palestras, conhecendo diferentes culturas que podem ser implementadas para a diversificação da produção e melhoria da renda familiar.
Ambas as atividades estão alinhadas com as metas do Pacto PCI da Região de Balsas, que estabeleceu 10 objetivos específicos para promover a inclusão e o suporte das cadeias produtivas da agricultura familiar no território.
Com um olhar voltado para o futuro, os envolvidos estão otimistas em relação aos resultados, que têm o potencial de promover um futuro mais próspero e sustentável para a agricultura familiar na região de Balsas, Maranhão.