A região Sul do Maranhão possui cenários naturais deslumbrantes, pouco conhecidos e com potencial de tornarem-se fonte econômica. Esses fatores motivaram a inclusão de uma meta específica no Pacto PCI da Região de Balsas para promover o desenvolvimento e a valorização do turismo ecológico da Chapada das Mesas, apoiando cidades, comunidades, sítios arqueológicos e propriedades.
Para discutir os caminhos que possibilitem alcançar esse objetivo, a Fapcen, parceira da IDH na implementação do Pacto, realizou em julho o evento online “Promoção das Maravilhas do Sul do Maranhão”
Participaram do evento diversos atores que trouxeram informações-chave para a discussão e apresentaram as belezas da região compondo o mosaico de potencial turístico. Entre os participantes estiveram: o presidente da Instância de Governança do Fórum do Polo Turístico da Chapada das Mesas, Marcelo Introvini, o chefe do Parque Nacional da Chapada das Mesas, Deijacy Rêgo, o superintendente de Turismo do Polo Chapada das Mesas, Beto Kelnner, o secretário de Turismo de Riachão, Joamar Filho, o presidente da COMTUR, Nilton Adler, o idealizador do Museu do Cerrado, Lirô Guimarães, e o secretário de Turismo de Estreito, Lucrécio Filho.
“Nesse primeiro evento nosso objetivo foi apresentar as belezas e oportunidades. Sabemos de todos os desafios, como comunicação e logística, mas entendemos que precisamos conhecer as vocações e depois buscar soluções para o desenvolvimento desse turismo”, pontuou a superintendente da Fapcen, Gisela Introvini. Ela também aproveitou para reforçar que os eventos promovidos pelo agronegócio também geram oportunidades para o turismo, movimentando a economia de setores como hotéis, restaurantes e transportes.
Um segundo evento online já está programado para o dia 26 de agosto e pode ser acompanhado através das redes sociais da Fapcen.