Início Notícias e Eventos

Especialistas da IDH e Natcap ressaltam a importância da inclusão na agenda do Maranhão

Região de Balsas - MA

Especialistas da IDH e Natcap ressaltam a importância da inclusão na agenda do Maranhão

Data do evento 15/06/2022

Durante uma semana, a supervisora de projetos da IDH, Aline Silva, e o diretor da Natcap, Mathias Almeida, visitaram os municípios de Balsas, Carolina e Riachão, no Maranhão, para dialogar com atores locais sobre oportunidades e próximos passos do Pacto Regional PCI da Região de Balsas, que inclui 12 municípios.

Foram realizadas reuniões com mais de 10 atores que apoiam o Pacto e que puderam expressar suas percepções e demandas sobre essa estratégia de desenvolvimento territorial de longo prazo, lançada em novembro de 2020. Saiba mais aqui.

Paisagem com vistas para Chapada da Mesas no estado do Maranhão

Segundo Aline, essa região é marcada por realidades distintas que exigem estratégias de atuação específicas para apoiar o desenvolvimento social e econômico. Em Balsas, as atividades ligadas ao agronegócio, principalmente produção de soja em larga escala, são pujantes. Já nos municípios do entorno, como Carolina e Riachão, a atenção deve estar na agricultura familiar, com apoio para cadeias produtivas locais, como mandioca ou mesmo a extração e beneficiamento do babaçu.

Em pé, à direita, Aline Silva, durante participação no Agrobalsas 2022

A supervisora de projetos da IDH registrou que várias das metas previstas no Pacto já estão sendo trabalhadas pelos parceiros. “O próximo passo será organizar a estrutura de governança para possibilitar demonstrar esses resultados e captar investimento para implementação de projetos de cofinanciamento com o setor privado que apoiem essas agendas”, adiantou Aline.

“Temos a oportunidade de unir estes atores, atuando em consenso para superar desafios e aproveitar oportunidades que promovam impactos positivos nos eixos de produção, conservação e inclusão”, destacou Mathias.

Em pé, à esquerda, Mathias Almeida durante a Agrobalsas 2022

Os dois especialistas também participaram do maior evento agropecuário da região – Agrobalsas, realizado pela Fapcen. Durante a mesa redonda que abordou a conectividade do Cerrado rumo à consolidação da pecuária, Mathias apresentou o Programa de Produção Sustentável de Bezerros, implementado em Mato Grosso. Aline moderou a mesa redonda que reuniu especialistas para discutir a diversificação da produção de alimentos nas cadeias da agricultura familiar desenvolvidas na região.

Conheça mais sobre Aline Silva

É bióloga, especialista em Gestão Ambiental e MBA em Agronegócios. Atua no setor agropecuário brasileiro há mais de dez anos. Nesse período, atuou em consultorias de agronegócios, na UNICA (Associação Brasileira da Indústria de Cana-de-Açúcar), na rede PwC e na Solidaridad. Aline tem experiência na implantação de projetos e engajamento de atores em campo, com destaque para as cadeias sucroalcooleira e cafeeira. Ela ingressou na equipe da IDH em fevereiro desde ano e o foco de sua atuação é apoiar a implementação do Pacto PCI da Região de Balsas e coordenar a implementação dos Pactos do Semiárido.

Compartilhe nas redes

Quer manter contato?

assine nossa newsletter
Cadastre-se em nossa newsletter
Assinando você concorda com os nossos Termos de uso e privacidade

Notícias e Eventos

Utilizamos cookies para possibilitar e aprimorar sua experiência em nosso site, de acordo com nossas políticas de privacidade e cookies.
Assine nossa Newsletter