Durante uma semana, a supervisora de projetos da IDH, Aline Silva, e o diretor da Natcap, Mathias Almeida, visitaram os municípios de Balsas, Carolina e Riachão, no Maranhão, para dialogar com atores locais sobre oportunidades e próximos passos do Pacto Regional PCI da Região de Balsas, que inclui 12 municípios.
Foram realizadas reuniões com mais de 10 atores que apoiam o Pacto e que puderam expressar suas percepções e demandas sobre essa estratégia de desenvolvimento territorial de longo prazo, lançada em novembro de 2020. Saiba mais aqui.
Segundo Aline, essa região é marcada por realidades distintas que exigem estratégias de atuação específicas para apoiar o desenvolvimento social e econômico. Em Balsas, as atividades ligadas ao agronegócio, principalmente produção de soja em larga escala, são pujantes. Já nos municípios do entorno, como Carolina e Riachão, a atenção deve estar na agricultura familiar, com apoio para cadeias produtivas locais, como mandioca ou mesmo a extração e beneficiamento do babaçu.
A supervisora de projetos da IDH registrou que várias das metas previstas no Pacto já estão sendo trabalhadas pelos parceiros. “O próximo passo será organizar a estrutura de governança para possibilitar demonstrar esses resultados e captar investimento para implementação de projetos de cofinanciamento com o setor privado que apoiem essas agendas”, adiantou Aline.
“Temos a oportunidade de unir estes atores, atuando em consenso para superar desafios e aproveitar oportunidades que promovam impactos positivos nos eixos de produção, conservação e inclusão”, destacou Mathias.
Os dois especialistas também participaram do maior evento agropecuário da região – Agrobalsas, realizado pela Fapcen. Durante a mesa redonda que abordou a conectividade do Cerrado rumo à consolidação da pecuária, Mathias apresentou o Programa de Produção Sustentável de Bezerros, implementado em Mato Grosso. Aline moderou a mesa redonda que reuniu especialistas para discutir a diversificação da produção de alimentos nas cadeias da agricultura familiar desenvolvidas na região.
Conheça mais sobre Aline Silva
É bióloga, especialista em Gestão Ambiental e MBA em Agronegócios. Atua no setor agropecuário brasileiro há mais de dez anos. Nesse período, atuou em consultorias de agronegócios, na UNICA (Associação Brasileira da Indústria de Cana-de-Açúcar), na rede PwC e na Solidaridad. Aline tem experiência na implantação de projetos e engajamento de atores em campo, com destaque para as cadeias sucroalcooleira e cafeeira. Ela ingressou na equipe da IDH em fevereiro desde ano e o foco de sua atuação é apoiar a implementação do Pacto PCI da Região de Balsas e coordenar a implementação dos Pactos do Semiárido.