Um evento online reuniu mais de 60 atores, entre representantes dos governos estadual e municipais, do setor privado (empresas, associações, produtores) e da sociedade civil do estado do Maranhão para formalizar a criação do Comitê Gestor que será responsável por viabilizar a implementação das metas do Pacto PCI da Região de Balsas-MA.
Nos próximos meses deverá ser apresentada e validada a estrutura de governança local, no qual serão definidas as funções e responsabilidades de cada parceiro envolvido. Também será construído um sistema de monitoramento e avaliação, além do levantamento de informações sobre os investimentos nas cadeias produtivas da região necessários para entregar esses resultados.
Os próximos passos dessa estratégia, desenhada conjuntamente para incentivar a produção agropecuária, promover a conservação dos recursos naturais e a apoiar a inclusão da agricultura familiar, serão desenvolvidos pela Fapcen e Natcap, com financiamento da IDH (Iniciativa para o Comércio Sustentável).
A diretora executiva da IDH no Brasil, Daniela Mariuzzo agradeceu o envolvimento dos parceiros e a liderança da Fapcen no processo. Ela aproveitou para adicionar que a iniciativa se conecta também com as agendas nacionais e internacionais. “A construção que estamos fazendo aqui fortalece a agenda do país em relação às mudanças climáticas porque estamos falando de metas que foram acordadas de forma inclusiva com representantes de todos os setores interessados, e que são divulgadas mundialmente, atraindo parceiros rumo a uma agricultura de baixo carbono”, argumentou Mariuzzo.
Durante o evento, diversos atores externaram e reafirmaram seu apoio. Confira mais detalhes aqui.