Desde a apresentação da proposta de construção do Pacto Produzir, Conservar e Incluir (PCI) da Região de Balsas-MA, no dia 10 de julho de 2020, a Fapcen e a IDH têm estabelecido conexões para ampliar o número de parceiros interessados em apoiar a iniciativa.
No último mês, sete novos membros assinaram a adesão ao Pacto, reforçando o grupo de atores engajados com a proposta cujo objetivo é promover o desenvolvimento do território, através de ações nos eixos da produção sustentável, da conservação dos recursos naturais e da inclusão social.
“Um expressivo volume da produção de grãos e fibras do Brasil é originado dessa região, que compõe uma das maiores fronteiras agrícolas nacionais, o MATOPIBA. Por isso, ter o apoio de produtores, governos, sociedade civil e mercados, no desenvolvimento da estratégia territorial da região de Balsas, é crucial para estabelecer uma nova trajetória sustentável e com inclusão”, avalia Daniela Mariuzzo, diretora executiva da IDH Brasil e do Programa de Paisagens Sustentáveis na América Latina.
A consolidação dos novos membros aconteceu durante o 1º Workshop do Agronegócio Familiar, realizado, entre os dias 27 de setembro e 1º de outubro, na fazenda Sol Nascente, no município de Balsas, pela Fapcen, organização que conduz a implementação do Pacto na região.
Idealizado como forma de transferência de tecnologias com foco no pequeno produtor, o evento reuniu cerca de 1.500 participantes, formado por caravanas de produtores familiares de 18 municípios e comunidades da região de Balsas. Eles expuseram artesanatos e produtos caseiros, participaram de cursos, treinamentos e palestras e conheceram vitrines de diferentes culturas que podem ser implementadas para diversificação da produção e melhoria de renda e desenvolvimento do agronegócio familiar. Pesquisadores da Embrapa e técnicos da Fapcen também tiraram dúvidas sobre plantio, manejo e colheita, qualidade da semente, análise de solo e até genética de espécies que apresentam maior adaptabilidade às condições da região.
Para a superintendente da Fapcen, Gisela Introvini, o evento é uma continuidade do trabalho desenvolvido pela fundação, a exemplo do Agrobalsas, incluindo o agronegócio familiar e o agronegócio empresarial. “Tivemos um considerável avanço desde o lançamento do Pacto PCI, por parte da Fapcen e seus parceiros. Esperamos que a partir de 2022 iniciemos a aplicação de mais ações para o alcance das metas previstas a fim de diminuir as diferenças sociais na mesma velocidade em que a tecnologia avança. O público demonstrou interesse para que isso aconteça”, comemorou.
Novos signatários Pacto PCI da Região de Balsas
Secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Pesca, Sergio Delmiro, Secretário de Estado da Agricultura Familiar, Rodrigo Lago, Presidente AGERP (Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e de Extensão Rural do Maranhão), Júlio Mendonça, prefeita de Sambaíba, Fatima Dantas, prefeito de São Raimundo das Mangabeiras, Accioly Cardoso, prefeito de Nova Colinas, Josey Rego, vice-presidente da Federação Brasileira do Plantio Direto na Palha pelo Estado do Maranhão, Paulo Kreling.
Saiba mais sobre o Pacto PCI da Região de Balsas aqui.