Início Notícias e Eventos

IDH

Relatório Anual da IDH de 2022 destaca o impacto da colaboração

Data do evento 06/07/2023

A IDH tem o orgulho de divulgar o Relatório Anual de 2022 no qual detalhamos nosso trabalho para gerar um significativo impacto em escala em um ano de contextos sociais, ambientais e políticos desafiadores.

A IDH tem como objetivo colocar as pessoas, o planeta e o progresso no centro dos mercados, alavancando o poder do comércio global para criar empregos, rendas e um meio ambiente melhor com igualdade de gênero para todos. Em 2022, demos continuidade ao nosso trabalho para mudar as condições do atual sistema de mercado que contribuem para a pobreza, a desigualdade e a degradação ambiental por meio de intervenções e colaborações conscientes que ajudam a viabilizar o impacto em escala.

Ao longo do ano, trabalhamos junto a 798 parceiros em todo o mundo, operando em 55 países, incluindo 392 parceiros do setor privado na Europa. Juntos, implementamos 177 projetos e programas em mais de 15 setores, levantando 42,7 milhões de euros para o cofinanciamento de investimentos privados em práticas comerciais sustentáveis e inovações no campo.

Seja melhorando os salários através de ferramentas e parcerias público-privadas, rastreando e reduzindo o desmatamento em parceria com os governos locais ou dando aos agricultores melhor acesso a financiamentos, nossos programas inclusivos em 2022 se dedicaram a potencializar o poder dos mercados para criar soluções sustentáveis para o bem público.

“Em um mundo dividido, todos somos convidados a contribuir para o trabalho de restauração da confiança em nossos sistemas e em nossa capacidade de promover mudanças que beneficiem a maioria”, Dann Wensing, CEO da IDH

Garantindo salários e condições equitativos para gerar Melhores Empregos

Há evidências consistentes de que a desigualdade salarial afeta negativamente o crescimento econômico; no entanto, os sistemas econômicos atuais ainda não conseguem proporcionar condições de vida decentes a muitos trabalhadores. Além disso, muitos colaboradores trabalham em condições perigosas ou insalubres, ameaçando tanto seu próprio bem-estar quanto a estabilidade das empresas no longo prazo.

Em 2022, a IDH trabalhou para criar melhores empregos, ao mobilizar esforços para melhorar as condições de segurança nas fábricas do setor têxtil e de manufatura, gerando oportunidades de emprego por meio do desenvolvimento da cadeia de valor regional e ajudando a combater a violência de gênero contra as trabalhadoras na agricultura. Alguns destaques dessas colaborações foram a solução de 77% dos problemas de segurança em fábricas têxteis no Vietnã e na Índia, a criação de 105.093 novas oportunidades de emprego no setor de grãos de Gana e o suporte a 60.000 trabalhadoras do setor de chá por meio de oficinas de segurança para mulheres na Índia.

Mais de 300 stakeholders participaram da segunda Cúpula sobre Salário Digno da IDH, com o apoio da Cooperação Belga para o Desenvolvimento, que se concentrou em como acelerar e ampliar as ações para eliminar a defasagem em relação aos salários dignos. O evento incluiu o lançamento do Living Wage Action Guide (Guia de Ação Sobre Salários Dignos), que apoia o Roadmap on Living Wages da IDH para permitir que as empresas avaliem as intervenções.

O ano de 2022 também foi marcado pela expansão dos compromissos do varejo com salários dignos nos setores de banana e chá, demonstrando como essas coalizões estão ganhando o impulso necessário para promover a adoção em larga escala e fazer com que os salários dignos no setor de commodities passem de nicho a norma.

Reparando a desigualdade na cadeia de valor para gerar Melhores Rendas

A maioria das famílias de pequenos agricultores que produzem os alimentos e outras commodities agrícolas do mundo vive em situação de pobreza crônica. Em 2022, a IDH e seus parceiros trabalharam para eliminar a disparidade de renda dos pequenos agricultores por meio de várias intervenções, incluindo a convocação de ações coletivas para aumentar os preços de compra no setor do cacau, a promoção de cadeias de valor regionais para desenvolver o abastecimento local e a melhoria da resiliência às mudanças climáticas por meio da agricultura regenerativa. Em 2022, nossas colaborações resultaram em 716 mil famílias de agricultores com uma renda líquida maior (136 mil das quais eram mulheres), 104,3 mil agricultores com melhor acesso a financiamentos (36,2 mil mulheres) e 852,6 mil agricultores com acesso a insumos e tecnologia (206,9 mil mulheres).

140 atores relevantes foram reunidos na edição de 2022 da Cúpula sobre Salário Digno para acelerar a ação destinada a eliminar a defasagem em relação ao salário digno. A cúpula ilustra a convicção da IDH de que cada ator na cadeia de valor tem um papel a desempenhar para garantir uma distribuição mais equitativa de valor e risco, através de ação individual e colaboração conjunta. Com uma abordagem inclusiva no agronegócio, o fundo IDH Farmfit ajudou pequenos agricultores e PMEs na Índia e serviços agrícolas na Zâmbia a aprimorar seu modelo de negócios e obter acesso a financiamentos, aumentando sua capacidade de obter rendas mais altas.

Formando coalizões para um Meio Ambiente Melhor

Os eventos climáticos extremos de 2022 destacaram a necessidade urgente de alternativas sustentáveis aos atuais sistemas agrícolas e de mercado. A IDH trabalhou em prol de um meio ambiente melhor, colaborando com parceiros para ajudar os agricultores a fazer a transição para práticas resistentes ao clima e proteger e restaurar florestas e ecossistemas naturais. No ano passado, 395 mil hectares de solo foram efetivamente restaurados e reabilitados, e 4.230 instalações domésticas/de produção tiveram melhor disponibilidade e acesso à água.

Contribuímos para o desenvolvimento de territórios sustentáveis regenerativos, com baixa emissão de carbono e livres de desmatamento, ajudando a promover Pactos de Produção, Proteção e Inclusão (PPI) entre as partes interessadas em áreas de abastecimento tropical, e trabalhamos para reduzir os impactos das cadeias de valor nos ecossistemas, promovendo a redução de resíduos químicos e o uso de pesticidas, além de encontrar maneiras de vincular os mercados globais ao abastecimento sustentável.

Em 2022, a SourceUp, a nova solução de sustentabilidade da cadeia de valor, foi usada por grandes compradores para adquirir café nas Terras Altas Centrais do Vietnã, como parte de seu compromisso com o café de origem 100% responsável até 2025. Desenvolvida pela IDH e por seus parceiros, a SourceUp é uma plataforma on-line que conecta empresas de commodities agrícolas com os Pactos PPI nas regiões produtoras.

Incorporando a Igualdade de Gênero

Por fim, mas igualmente importante, fizemos progressos em nosso compromisso de incorporar uma abordagem de gênero transformadora em toda a organização e colocar a igualdade de gênero em primeiro plano em tudo o que fazemos. Internamente, alteramos nossos processos de forma que cada oportunidade de financiamento apresentada ao nosso comitê de investimentos tenha uma abordagem intencional de gênero. Em termos de programa, realizamos treinamentos e workshops para líderes de gênero e implementamos mecanismos para ajudar a combater a violência baseada em gênero e promover modelos de negócios transformadores em termos de gênero em todos os setores.

Há muito mais a ser feito em nossa ambiciosa meta de transformar o atual sistema de mercado para o bem público, mas o curso da viagem é claro e inabalável.

Leia o Relatório Anual da IDH de 2022 completo

Juntamente com o aprofundamento de nossos temas de impacto – Melhores Empregos, Melhores Rendas, Meio Ambiente Melhor e Equidade de Gênero – nosso Relatório Anual de 2022 fornece exemplos detalhados de como colocamos a transformação do mercado em ação por meio da colaboração.

Baixe o relatório completo (PDF 26MB).

Quer manter contato?

assine nossa newsletter
Cadastre-se em nossa newsletter
Assinando você concorda com os nossos Termos de uso e privacidade