Início Notícias e Eventos

Projeto Cultivando Vida Sustentável oferece apoio e capacitações para agricultores familiares de Sorriso

Sorriso - MT

Projeto Cultivando Vida Sustentável oferece apoio e capacitações para agricultores familiares de Sorriso

Data do evento 20/10/2021

Agricultores familiares do Assentamento Jonas Pinheiro, em Sorriso, participaram de mutirões para troca de informações e orientações técnicas sobre formas de cultivo mais sustentável e com valor agregado à produção. A ação faz parte do Projeto Cultivando Vida Sustentável, desenvolvido pelo CAT Sorriso e cofinanciado pela IDH. 
 
Em quatro mutirões, 30 produtores já receberam a equipe responsável pelo projeto que foi reforçada pelas parcerias com a Prefeitura de Sorriso, Viveiro Sorriso, Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), Faculdade Centro Mato-grossense (FACEM) e a Escola Técnica Estadual de Educação Profissional e Tecnológica de SinopSecitec.

“O Projeto tem por princípio a construção de parcerias duradouras. Essa união é muito importante para agregar e atender os produtores, que precisam de assistência e de mecanismos para o desenvolvimento sustentável, sólido e a valorização”, explica a presidente do CAT, Dudy Paiva.
 
O conhecimento transmitido foi bastante abrangente, possibilitando um entendimento sistêmico sobre o funcionamento da propriedade rural, desde a limpeza, estudo, preparação e adubação do solo, manejo de campo, instalação de irrigação e plantio, privilegiando o uso de técnicas naturais em opção aos agroquímicos.
 
De acordo com o CAT Sorriso, os produtores que seguiram as orientações no manejo das áreas tiveram excelentes resultados na colheita de alimentos.
 
Pacto PCI de Sorriso
 
O apoio proporcionado aos agricultores familiares pelo Projeto Cultivando Vida Sustentável também colabora para que as metas de Inclusão previstas no Pacto PCI de Sorriso sejam atingidas, criando um ambiente de parceria e colaboração entre os signatários para solução de questões complexas, como regularização ambiental e fundiária e acesso à crédito.
 
A criação do Programa de Microcrédito Rural Familiar, em abril deste ano é um exemplo de resultado dessa parceria no Pacto PCI. O Fundo de Aval destina cerca de R$ 1 milhão de reais, com potencial de beneficiar até 300 agricultores familiares por meio do fornecimento de garantias para operações de microcrédito com bancos comerciais e cooperativas de crédito. Os valores dos empréstimos podem variar de 15 a 30 mil reais por família com taxas de juros mais acessíveis. (sabia mais aqui)
 
“A estratégia de desenvolvimento territorial entrega resultados concretos que beneficiam a todos, incluindo os pequenos produtores. Sabemos dos desafios, mas acreditamos que o comprometimento dos parceiros locais faz a diferença na conquista dos objetivos propostos”, ressalta Daniela Mariuzzo, diretora executiva da IDH no Brasil.
 
Outra atuação em parceria entre IDH, CAT e Prefeitura é a análise da situação da regularização ambiental e fundiária do Assentamento Jonas Pinheiro para verificar as ações necessárias à solução.

Compartilhe nas redes

Quer manter contato?

assine nossa newsletter
Cadastre-se em nossa newsletter
Assinando você concorda com os nossos Termos de uso e privacidade

Notícias e Eventos

Utilizamos cookies para possibilitar e aprimorar sua experiência em nosso site, de acordo com nossas políticas de privacidade e cookies.
Assine nossa Newsletter