Início Notícias e Eventos

Importantes lideranças renovam a abordagem para aumentar a renda das famílias de pequenos agricultores durante Fórum Econômico Mundial

IDH

Importantes lideranças renovam a abordagem para aumentar a renda das famílias de pequenos agricultores durante Fórum Econômico Mundial

Data do evento 15/06/2022

A distribuição equitativa de valor e risco representa uma oportunidade para que as empresas melhorem não apenas os meios de subsistência entre as famílias de pequenos agricultores, mas também assegurem cadeias de fornecimento confiáveis e resilientes. Em evento paralelo ao Fórum, um grupo de líderes seniores de empresas, governos, sociedade civil e instituições financeiras se reuniu para explorar formas de transpor barreiras e permitir uma distribuição de valor mais eficiente em favor dos pequenos produtores rurais.

Uma cadeia de valor eficiente e sustentável é aquela que assegura uma distribuição justa de valor e risco. Atualmente, as famílias de pequenos agricultores costumam arcar com a maior parte de risco nas cadeias de abastecimento, desde preços voláteis até os efeitos da mudança climática. Esta sobrecarga representa uma séria ameaça à subsistência e à estabilidade do mercado. A pandemia da COVID e o conflito global só agravam o problema, aumentando ainda mais a diferença de renda.

“Nosso objetivo é criar cadeias de valor onde o risco seja compartilhado e os agricultores possam manter um negócio viável que sustente uma renda digna. Há muito tempo nosso mercado tem se concentrado na extração de valor. Agora, precisamos reorientar nossa estratégia para a criação de valor desde o primeiro elo da cadeia de fornecimento até o consumidor”, disse Daan Wensing, CEO da IDH, no evento que aconteceu paralelamente. “Se não exercitarmos nosso foco em toda a cadeia de abastecimento, ela acabará por entrar em colapso”.

Participantes do evento realizado pela IDH em Davos. Ao centro, Sua Majestade, a Rainha Máxima Holanda, e ao lado esquerdo, o CEO da IDH, Daan Wensing.

O evento paralelo, Accelerating Change Through a Global Coalition on Living Income (Acelerando a Mudança através de uma Coalizão Global para o Salário Digno), foi coorganizado pela IDH e pela Universidade Wageningen (WUR). Entre os participantes estavam Sua Majestade, a Rainha Máxima da Holanda, em seu papel como Representante Especial do Secretário Geral das Nações Unidas para Finanças Inclusivas para o Desenvolvimento (UNSGSA), executivos da Nestlé, JBS, Unilever, Standard Chartered Bank, representantes seniores dos governos da Costa do Marfim e Gana e outros.

Sua Majestade a Rainha Máxima enfatizou que a reunião foi extremamente oportuna, uma vez que o maior risco é imposto àqueles que menos podem pagar, os pequenos agricultores de todo o mundo. “A inclusão financeira não é suficiente: além de aumentar a renda familiar do pequeno agricultor, devemos também desenvolver sua resiliência”.

Os facilitadores desafiaram o grupo a considerar como seus sistemas comerciais poderiam ser reformulados para distribuir riscos e valores de forma mais equitativa em suas cadeias produtivas. Eles exploraram as barreiras para a transformação do sistema em nível individual e organizacional. Essa reunião é parte de uma jornada mais longa, co-desenvolvida pela IDH, WUR e outros, para o desenvolvimento de uma estrutura de múltiplos atores para a ação. Esta estrutura inspirará caminhos para a conquista de melhorias para agricultores e empresas, incluindo intervenções concretas e pontos de colaboração.

A estrutura composta por várias partes interessadas para assegurar a renda digna, dependerá de uma compreensão compartilhada dos desafios e oportunidades para melhorar a renda. A escala e o escopo do problema relacionado à distribuição de valores são tão grandes que nenhum ator ou intervenção pode resolvê-lo completamente de forma individual. A estrutura pode ajudar a esclarecer os papéis e responsabilidades para que sejam encontradas soluções que incluam as perspectivas de uma ampla gama de partes interessadas, desde os setores privado e público até representantes dos agricultores, do setor financeiro e da sociedade civil.

A estrutura envolvendo múltiplas partes interessadas para ação é parte do IDH’s Living Income Roadmap (Roteiro para o Salário Digno da IDH), que inclui uma série de etapas, perguntas orientadoras e ferramentas baseadas em dados para ajudar empresas, governos, investidores e organizações da sociedade civil a eliminar as defasagens em relação ao salário digno. A sequência deste evento acontecerá em 14 de junho, durante a Conferência sobre o Salário Digno em Amsterdã.

Compartilhe nas redes

Quer manter contato?

assine nossa newsletter
Cadastre-se em nossa newsletter
Assinando você concorda com os nossos Termos de uso e privacidade

Notícias e Eventos

Utilizamos cookies para possibilitar e aprimorar sua experiência em nosso site, de acordo com nossas políticas de privacidade e cookies.
Assine nossa Newsletter