Início Notícias e Eventos

IDH e Governo de Mato Grosso renovam parceria para investimentos no estado

IDH

IDH e Governo de Mato Grosso renovam parceria para investimentos no estado

Data do evento 04/09/2023

O secretário-chefe da Casa Civil do Estado de Mato Grosso, Fábio Garcia, e a diretora executiva da IDH Brasil, Daniela Mariuzzo, assinaram na quarta-feira, 30 de agosto, em Cuiabá, a renovação do Memorando de Entendimento que consolida o compromisso de apoio e direciona investimentos na Estratégia e no Instituto PCI (Produzir, Conservar e Incluir) de Mato Grosso.

A parceria entre o Governo do Estado e a IDH foi formalizada em 2016, quando a Estratégia PCI se tornou política pública. A iniciativa para atingir as metas de Produção, Conservação e Inclusão foi lançada na Conferência Global do Clima (COP 21), realizada em Paris.

A governança desenvolvida a partir da Estratégia tornou-se robusta e resultou na criação do Instituto PCI, uma entidade privada, sem fins lucrativos, apta a captar e gerenciar recursos públicos e privados para implementar ações de sustentabilidade no chão.

Desde 2016, a IDH já investiu mais de 10 milhões de euros em Mato Grosso, incluindo a Estratégia, o Instituo PCI, três Pactos Regionais e programas cofinanciados com a iniciativa privada, além do apoio à Secretaria de Estado de Meio Ambiente para a implementação do Código Florestal.

“Entendemos que Mato Grosso está muito bem posicionado, tendo o Instituto PCI como o ponto principal de ancoragem de recursos da iniciativa privada para financiar as ações que possibilitem alcançar as metas estabelecidas. O estado oferece inúmeras oportunidades para nossa forma de atuação, que busca causar impactos em escala, com envolvimento de mercados, produtores, empresas e governos. E, nosso papel, para além do apoio institucional é fazer essa conexão e atrair investidores e mercados”, reforçou Mariuzzo.

Para o secretário-chefe da Casa Civil, Fábio Garcia, um ponto fundamental é a observância do Código Florestal, cujas ferramentas garantem a manutenção dos recursos naturais ao mesmo tempo em que asseguram os direitos produtivos. “Esse equilíbrio é o que precisamos para desenvolver nosso estado. E todo apoio e investimento que esteja em linha com esse pensamento será muito bem-vindo”, ponderou Garcia.

Durante a reunião, o novo diretor executivo do Instituto PCI, Richard Smith, destacou algumas conquistas de Mato Grosso em decorrência da existência da Estratégia PCI. Ele citou, por exemplo, a captação financeira pelo mecanismo de REDD+ (Redução das Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal) e o empréstimo de recursos do Banco Mundial para o Governo de Mato Grosso que considerou a Estratégia PCI como garantia ambiental de contrapartida. “A prioridade a partir de agora será assegurar aos investidores que o Instituto PCI possui todos os requisitos necessários para a gestão e aplicação de recursos”, avaliou Smith.

O Instituto Produzir, Conservar e Incluir possuiu um Conselho de Administração, a quem compete deliberar sobre sua operação, formado por representantes do Governo do Estado de Mato Grosso, setor privado (empresas e entidades) e sociedade civil. Saiba mais aqui.

Compartilhe nas redes

Quer manter contato?

assine nossa newsletter
Cadastre-se em nossa newsletter
Assinando você concorda com os nossos Termos de uso e privacidade

Notícias e Eventos

Utilizamos cookies para possibilitar e aprimorar sua experiência em nosso site, de acordo com nossas políticas de privacidade e cookies.
Assine nossa Newsletter